Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PERU TERÁ ESTE ANO MUSEU DA MEMÓRIA, PARA NÃO ESQUECER O TERRORISMO. Setenta mil peruanos morreram, em 20 anos, o Sendero Luminoso matou cerca de 40 mil pessoas.

Os peruanos se cansaram do terrorismo
Os peruanos detestam lembrar dos tempos do terrorismo. O país com cerca de 18 milhões de habitantes, em 1980, perdeu 70 mil vidas na luta entre o Estado e o Terror.

Como sempre, a maior parte das mortes foi de gente que não tinha nada com a vontade de fazer o Bem dos terroristas.

Para implantar um mundo melhor, mais justo, mais igual, mais solidário (já viram isso antes em algum lugar ou em outro país?) os senderistas não tinham dúvidas: matavam.

A morte do adversário deve ser um bom método pedagógico. E parece ter sido bem estudado pelos esuquerdistas. Eles fazem mesmo a lição de casa, sempre que surge a oportunidade. Ou a inventam.

Mas os peruanos não podem se esquecer do terrorismo, pois custou muitas vidas e abalou por anos a sua tranquilidade e a economia. Assim, o Perú terá uma instituição que, inicialmente foi chamada de Museo de La Memoria en Perú, depois mudando o nome para Lugar de la Memória, para recordar das 70 mil vítimas daguerra interna.

Assim, o Perú terá uma instituição que, inicialmente foi chamada de Museo de La Memoria en Perú, depois mudado o nome para Lugar de la Memória, para recordar das 70 mil vítimas daguerra interna. Disse o escritor Mario Vargas Llosa (Prêmio Nobel de Literatura) e presidente da comissão encarregada da sua criação: "La palabra museo se asocia a una institución que preserva el pasado y queremos que el 'Lugar de la Memoria' sea una reconstrucción de la violencia en el Perú, dando una visión más cabal, más justa, más exacta del hecho histórico". (Declarações coletadas de matérias jornalísticas). 

O Lugar da Memória "recordará sin excepción a todos aquellos que fueron víctimas de la intolerancia fanática del terrorismo y de quienes creían que se podía combatir el terrorismo con el terror", disse o escritor.

O Lugar da Memória deverá estar pronto este ano (2011) e servirá para os peruanos refletirem sobre os seus tristes 20 anos de sua história. As obras contam com recursos doados pelo Governo da Alemanha, cerca de dois milhões de euros.
 
Leia mais em El Pais:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Peru/consagra/memoria/historica/elpepiint/20090727elpepiint_5/Tes

Nenhum comentário:

Postar um comentário