Apesar das grande baixas sofridas nos últimos dois anos devido aos ataques do Exército Colombiano e às deserções devido às compensações em dinheiro e ansitia, as Farc ainda provocam danos à população da Colômbia.
Os narcoterroristas, que lutam contra o Estado há 50 anos, não contam, hoje, com mais que alguns territórios em florestas de difícil acesso, próximos às fronteiras com Equador e Venezuela. Ainda mantém campos de concentração na selva onde ficam centenas de sequestrados, às vêzes por anos, como se fossem trunfos para futuras negociações. Os prisioneiros ficam acorrentados a troncos de árvores, em péssimas condições de saúde e psicológica. Os bandidos não passam de 6000 homens e muheres armados.
As Farc são tão detestadas na Colombia quanto foi o Sendero Luminoso (grupo maoista) no Perú, pois destróem vilas, atacam o sistema elétrico, matam agricultores e os forçam a produzir coca, para a produção de cocaína, a sua maior fonte de renda. E ainda sequestram crianças para forçá-las a lutar na guerrilha.
As Farc são consideradas um grupo terrorista por grande parte dos países do mundo, embora para o Brasil seja oficialmente visto, apenas, como um grupo que luta politicamente por suas ideias. A Colômbia está há anos longe de uma ditadura.
As derrotas militares sofridas pelas Farc se acentuaram após os militares terem conseguido, em um ataque na fronteira com o Equador,obter muitos computadores de Mono Jojoy, um dos terroristas mortos, em que aparecem nomes, emails, e planos de ação.
As informações têm sido usadas pelas autoridades de outros países para rastrear o dinheiro usado na compra de armas e na venda de drogas. A Espanha tem obtido excelentes resultados.
As informações dos computadores também acabaram comprometendo governos vizinhos à Colombia, pertencentes ao Foro de São Paulo, uma organização supranacional de partidos e grupos de esquerda que se apoia mutuamente e que tem por finalidade instalar o sistema comunista na América Latina.
As atas do Foro de São Paulo estão no site Mídia sem Máscara. A leitura é muito interessante e esclarecedora. É como se fossemos juntando os cacos de um vaso quebrado, ou peças de um quebra-cabeças; mas no final entendemos a paisagem.
Farc hostigan a esta hora la población de Jambaló (Cauca)
Desde las 8:30 p.m. lanzan tatucos y ráfagas contra estación de Policía y centro de la población.
El alcalde Carlos Andrés Betancourt, informó que la población se encuenta sin fluido eléctrico porque una explosión destruyó los transformadores.“La situación está muy complicada, muy dura, y lo peor es que estamos sin energía ya que dos postes resultaron afectados por las explosiones, igualmente hay muchas casas averiadas según me informaron” dijo.
No se han reportado heridos y la Policía repele el feroz ataque mientras llegan los refuerzos.El alcalde Betancourt hizo un llamado a las autoridades para que atiendan esta delicada situación ya que sumado a la difícil situación de orden público, están totalmente sin salida por vía terrestre. "Estamos sin carreteras, no podemos salir ni por Silvia, Santander y Caldono, y lo peor es que por Toribío la guerrilla está atacando”, concluyó.
El pasado lunes, el ministro de Defensa, Rodrigo Rivera, anunció la creación de un batallón de Alta Montaña en Toribío y sectores vecinos en el norte del Cauca, con el fion de hacer frente a la guerrilla. Caloto, Caldono, Toribío, Jambaló y Miranda hacen parte de las poblaciones afectadas por repetidas incursiones de la insurgencia de las Farc.
LEIA MAIS EN EL TIEMPO, COLOMBIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário