Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

PROMESSAS DE CAMPANHA. TUDO QUE PARECIA SÓLIDO, DESMANCHA NO AR

Acompanhar debates de candidatos presidenciais pode ser muito instrutivo, além de bastante divertido. Orientados e treinados por marqueteiros, os candidatos procuram tornar real, aos eleitores, no discurso, o que é apenas uma possibilidade.

Muitas vezes pensei, que desperdício, se fizéssemos uma equipe presidencial, juntando todos os candidatos, para eles nos governarem como se fôsse um tipo de Regência Trina, já imaginaram que maravilha? Por que deixamos escapar essa oportunidade?

São tantas as promessas de maravilhas que o Brasil sairia ganhando se todos pudessem nos governar em conjunto. Ao menos, não teríamos que presenciar eleitos se apropriando de ideias alheias, com a maior cara de pau, como se fosse a mãe da criança.

Bem, isso é outro assunto.
Quem prestou atenção aos debates sabe que o assunto das drogas foi bastante discutido, assim como a participação das Farc no tráfico de armas e droga para o Brasil, matando milhares de jovens brasileiros. Talvez a cocaína seja mandada para o Brasil pelo Exército Colombiano. Este mundo anda tão louco...Ou pelos cruéis traficantes mexicanos de Ciudad Juarez, embora fosse um estranho caminho... 

No entanto, a questão das drogas gerou um debate e a promessa do combate ao crack, ao contrabando de armas e às drogas importadas, e isso seria feito por uma frota de aeronaves sem piloto, vindas de Israel, que ficariam vigiando as nossa fronteiras e monitorando o crime com câmaras, lá das alturas.

Vants biológicos, ou urubús, observando lá do alto os jovens
 mortos pelas drogas das Farc.
Por enquanto, é o que voa e observa do alto.
As aeronaves estão sem gasolina para decolar.

Fiquei até emocionado, muitas vezes, imaginando "agora esses bandidos estão ferrados" e tentava ver, na minha imaginação, aqueles pássaros de ferro (ou plástico?) voando em grandes círculos, lá no alto, qual urubus espreitando carniça nas espirais de ar quente.

Puro engano! Não há nada disso. Desilusão.

A imprensa noticiou na semana passada que a verba anda muito curta e o Governo Federal cortou gastos em vários setores. Parece que após as eleições os técnicos descobriram que devia ter alguma coisa errada com os orçamentos ou com os marqueteiros, ou com os candidatos, especialmente a da situação.

Pois agora parece faltar o que havia de sobra.

E os tais aviões da frota silenciosa, os Vants (veículos aéreos não tripulados) de Israel reduziram-se a uma mísera unidade que, ó desgraça, não consegue sair do chão, por falta de gasolina!
E as nossa fronteiras seriam patrulhadas por um urubú solitário!

Em dezembro de 2010 foi noticiado que a Aeroeletrônica, controlada pela empresa Albit (israelense) havia ganho licitação para entrega de duas unidades. O mercado de tais artefatos, no mundo, tem grande futuro, e deve movimentar uns US$8 bilhões até 2016.

Como a A. Latina tem apenas 2% desse total, há chances para empresas nacionais que estão desenvolvendo produtos parecidos. O
modelo escolhido pela FAB, Hermes 450, é fabricado pela Elbit. Duas unidades do Hermes 450 já estão sendo testadas, há um ano, na Base Aérea de Santa Maria (RS), onde fica sediado o Esquadrão de VANT da Aeronáutica. Os VANTs foram cedidos pela Elbit sem custo e são avaliados em missões de reconhecimento tático e vigilância de fronteira.

POLICIA FEDERAL
      
O avião espião da Polícia Federal para o combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas e ao contrabando na fronteira chegou ao País há mais de um mês, mas não há combustível para os voos.

O Vant, acrônimo de Veículo Aéreo Não Tripulado, registra imagens sem necessidade de piloto.  Um pregão eletrônico aberto para escolher o fornecedor de 12 mil litros de gasolina de aviação, pelo prazo de um ano, foi cancelado por falta de candidatos. O objetivo da PF é usar a empresa que já abastece os aviões da corporação.

O preço do combustível – de cerca de R$ 60 mil por trimestre, segundo estimativa de policiais – é irrisório quando comparado ao gasto previsto com essa tecnologia até 2015, de R$ 540 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário