Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

CURIOSIDADES DE CUBA. RAUL CASTRO NÃO QUER PCC INTROMETIDO NO GOVERNO. E anunciou "uma atualização do modelo". Tratando-se do que não funciona, será como repintar um Chevrolet 1955

Raul Castro, o irmão mais novo e herdeiro de Fidel Castro, o Raulzito, que herdou o reino de Cuba está muito bravo com o Partido Comunista Cubano,o PCC. E deixou isso muito claro durante a abertura do VI Congresso do PCC no domingo. É curioso como em alguns socialismos, como em Cuba, na Coréia do Norte, o regime não consegue criar lideranças. Acabam no poder sempre herdeiros consanguíneos dos ditadores. Faltam cérebros ou os familiares são sempre os maiores gênios do país? Assim fica parecendo Maranhão dos Sarney.

Raul Castro está muito bravo e preocupado com o baixo rendimento da economia cubana, e o marasmo geral que anda percebendona ilha. Isso já o obrigou a fazer um plano para demitir uns 500 mil trabalhadores (atentem que o Governo é o único empregador!).

No domingo pegou líderes do partido e executivos do governo (todos comunistas, é claro) de surpresa. Muita surpresa. Pois propôs que os cargos de comando tenham tempo de duração limitado a dois períodos de cinco anos cada. Um baita avanço, considerando que o democrata Fidel ficou mais de 50 anos agarradinho no trono e ainda queria mais um pouco, mas Fortuna interferiu e o colocou meio de escanteio. Só de escanteio.

Cuba está começando a entender, ou sendo obrigado pela Realidade, a admitir a presença da Iniciativa Privada. Palavrão para os cubanos após mais de 50 anos de doutrinação comunista. Aqui no Brasil, apesar do nosso capitalismo capenga, agora é comum ouvir "empreendedorismo", é a mesma coisa. O Brasil é um país que term vergonha da propriedade privada, do lucro, do capital e da livre iniciativa. Basta ver esse tal novo partido PSD. Sem mais comentários. 

El nuevo modelo de Raul
"Castro (Raul) hizo a los 1.000 delegados al Congreso una propuesta que nadie esperaba: limitar a dos periodos de cinco años el tiempo que pueden ejercer el poder los principales cargos del Gobierno y el PCC", segundo a reportagem do maior jornal espanhol, El País.

E mais: "El presidente cubano aseguró que el proceso de reformas iniciado, llamado oficialmente "actualización del modelo", va a continuar, aunque aseguró que es una tarea compleja que requerirá de al menos de "un quinquenio". Habló de la necesaria descentralización del Estado y la reducción de su papel, y también confirmó que se ampliarán los márgenes de la iniciativa privada -en los últimos meses se han concedido cerca de 200.000 licencias para ejercer el trabajo por cuenta propia -.

Eso sí, aclaró que las transformaciones persiguen preservar el socialismo, no destruirlo. No habrá "políticas de choque" neoliberales, aunque la libreta de racionamiento tiene los días contados y los gastos sociales se reducirán, indicó. El proceso de reducción de empleos - está previsto liquidar 500.000 puestos de trabajo estatales - seguirá, pero acomodado a las circunstancias y con "flexibilidad" en los plazos. 

Sobre nuevas medidas económicas, se refirió a tres que en estos momentos se preparan y están en fase de redacción legal: la esperada ley de compraventa de casas y automóviles; la ampliación de los límites de tierras ociosas que el Estado puede entregar a los campesinos privados; y la resolución que permitirá a los bancos conceder créditos a los trabajadores por cuenta propia."

Raul Castro estima que Cuba precisará de uns cinco anos para adaptar-se ao novo modelo, ampliando o trabalho particular e diminuindo o peso do Estado. Curioso, ele precisa contar isso para o pessoal de Brasília. Ei, pessoal, alguém aí foi a Cuba para ouvir os conselhos do hermanito de Fidel?

Leia a matéria completa sobre oVI Congresso do PCC em El País:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Raul/Castro/pone/firme/Partido/Comunista/

A MATÉRIA DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE O ENCONTRO É ABSOLUTAMENTE RIDÍCULA, POIS APENAS PEGOU TRECHO EM QUE RAUL CRITICOU OBAMA. ISSO É APENAS CORTINA DE FUMAÇA.
NÃO HÁ NADA DO QUE ELE FALOU SOBRE A NECESSIDADE DE REFORMAS INTERNAS URGENTES, POIS CONFORME ELE MESMO: OU MUDAMOS OU AFUNDAMOS.
O DISCURSO ANTIAMERICANO É PARA PROPAGANDA EXTERNA.
CUBA PRECISA É MUDAR INTENAMENTE.

Leam aqui:
O presidente cubano, Raúl Castro, denunciou neste sábado que o bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha se intensificou sob a Presidência de Barack Obama, apesar de algumas medidas que considerou "positivas, mas sumamente limitadas". 
Castro afirmou na inauguração do VI Congresso do governante Partido Comunista da ilha que a atual Presidência americana "não mudou sua política tradicional dirigida a desacreditar e derrubar a Revolução (...)". 
"Pelo contrário, continuou o financiamento de projetos para promover diretamente a subversão, provocar a desestabilização e interferir em nossos assuntos internos", acrescentou.

Em particular, disse que essa política que Washington aplica contra a ilha desde 1962, aumentou "nas transações bancárias, ignorando a condenação quase unânime da comunidade internacional, que veio pronunciando crescentemente por sua eliminação durante 19 anos consecutivos". 
No entanto, o presidente cubano reconheceu que o governo de Barack Obama "decidiu algumas medidas positivas", mas as qualificou de "sumamente limitadas".





Nenhum comentário:

Postar um comentário