Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

O CENTRO ANTIGO DE SANTOS MAIS PARECE A BÓSNIA. Projeto de recuperação da área central não avança no ritmo esperado


foto: Jonne Roriz/AE

Leiam abaixo trecho da matéria de domingo no Estado de S Paulo sobre a situação do centro de Santos.

 Dezenas de casarões, alguns de quase 100 anos, estão caindo por falta de intersse em reformar ou restaurar, apesar de um programa da Prefeitura para isso. Ao menos poderiam tentar aprender alguma coisa sobre o assunto em Curitiba, uma cidade modelo. A recuperação do centro da capital  paranaense deveria ser estudada e tomada como modelo.
Prédios antigos de Santos despencam à espera de obras

Imóveis do centro histórico de Santos estão despencando à espera da adesão dos proprietários e de patrocinadores ao projeto de revitalização lançado há oito anos pela prefeitura, o Alegra Centro. 
Atrás de fachadas com características da arquitetura do século 19 e de pequenos prédios do século 20 que lembram palacetes, famílias se aglomeram em cortiços e quartos são usados para prostituição. Alguns perderam telhados e paredes e estão tomados pela vegetação. Vários dos que abrigavam comércios estão fechados. 

Ao lado do porto, o centro marcou o surgimento da cidade. Com os anos, a população migrou para a orla, onde hoje sobem espigões de 30 andares. O desenvolvimento contrasta com o centro, que vive a expectativa de um novo impulso de revitalização com a instalação da nova sede da Petrobrás, em breve.
Desde que o Alegra Centro foi lançado, 431 imóveis entre 1.805 listados receberam obras de conservação ou restauração. Entre os 889 prédios de relevância histórica e cultural, foram concedidas 287 isenções fiscais - a prefeitura não informou para quantos imóveis. A modalidade patrocínio, um dos incentivos, só foi aproveitada em dois locais.

Os prédios revitalizados se concentram na parte mais nobre da região, em ruas como a 15 de Novembro e a do Comércio. O local é próximo de escritórios e da prefeitura, que enterrou a fiação e deu nova iluminação ao trecho, o que ajudou a convencer os proprietários a investir. Cortiços viraram bares e casas noturnas. Quem anda em outras áreas do centro, porém, depara-se com a degradação. Na Rua Senador Feijó, toda a fachada de um sobrado despencou. O imóvel em frente, também histórico, sofreu incêndio há alguns anos. Prédios mais novos também têm problemas - a marquise de um deles caiu em janeiro e matou um homem de 33 anos....

...Mas o secretário de Planejamento de Santos, Bechara Abdalla Pestana Neves, avalia o programa de forma positiva. Segundo ele, o projeto tem conseguido reformar imóveis apoiando-se na retomada da atividade econômica. O número de empresas, por exemplo, subiu 46% e hoje é de 5.648. O número de imóveis fechados caiu 62%.

...A presidente Samara Conceição, de 53 anos, divide um imóvel com outras 20 e reclama do descaso. "Escutamos promessas há vários anos, mas nada é feito. A prefeitura abandonou isso aqui e quer retirar a população pobre do centro."
COLABOROU FLÁVIA TAVARES

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário