Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

LIGEIRÃO. CURITIBA TERÁ OS MAIORES ÔNIBUS DO PLANETA. ITU FICOU SÓ COM O ORELHÃO!


Começaram a circular em Curitiba (PR) os maiores ônibus do mundo, segundo a Prefeitura, com 28 metros de comprimento. É um ônibus do tipo biarticulado, mas com uma extensão, e quatro eixos. O "ligeirão" será três metros maior que os biarticulados comuns.

Curitiba sempre foi uma cidade que experimentou soluções inovadoras, desde os tempos do prefeito Jaime Lerner.A ideia é que o superônibus dê uma sobrevida ao sistema de transporte da cidade, que é referência internacional, mas que tem enfrentado alta demanda nos últimos anos, operando no limite de sua capacidade nas principais linhas.

Curitiba é uma cidade que merece ser visitada para que se estude o modo como tratam do patrimônio histórico e cultural e dos problemas urbanos.

O "azulão" inaugurado hoje funcionará no esquema "ligeirão", isto é não terá paradas em estações intermediárias e com vias exclusivas que permitem ultrapassagem entre diferentes linhas. Trata-se de  aumentar a velocidade média do veículo, levando mais passageiros com o mesmo número de ônibus. Os superônibus serão sincronizados com os semáforos, que permanecerão acesos para permitir a passagem dos veículos. O modelo seráutilizado nos seis eixos de transporte da cidade, no futuro.

Segundo a imprensa local, o urbanista Carlos Hardt, professor em Gestão Urbana da PUC-PR, o mega biarticulado "aumenta a vida útil" do sistema de transporte público de Curitiba, unicamente baseado em ônibus, mas não serve para o médio prazo.  "Vamos precisar de novos meios de transporte", afirma. Por outro lado, ele elogia o custo-benefício da solução, já que o metrô exigiria investimentos bem maiores e não seria factível a curto prazo. 

O engenheiro Valter Fanini, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná, acha que o novo ônibus  não conseguirá atender à demanda do sistema, mesmo implantado em todos os seis eixos de transporte. Ele crê que seria necessário implantar o metrô (estudos concluídos) e aumentar a capacidade das estações-tubo,  muito pequenas e, em sua maioria, com uma porta de embarque. 

Visitem Itú, em SP, é uma bela estância, que conta com o bom humor dos cidadãos para tornar-se a cidade dos exageros, o que alimenta, assim, sabiamente, o comércio local.

INFORMAÇÕES DO NOTICIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário