Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A DEMOCRACIA DO PERÚ VAI PARA O BREJO? Por enquanto Ollanta Humala lidera, mas o segundo turno será em 5 de junho. Até lá os peruanos poderão discutir melhor se querem seguir o caminho desastroso da Venezuela de Hugo Chávez. Ollanta, hoje, é o Lula de 2002.

GANA PERÚ PRECISA FECHAR A BOCA
DE OLLANTA HUMALA
http://www.livinginperu.com/news/2771

O coronel nacionalista peruano, Ollanta Humala, representante da coligação de esquerda Gana Perú, ficou na frente na apuração (30%) do primeiro turno eleitoral, realizado no domingo. 

A candidata Keiko Fujimori, está em segundo, com 23% e o liberal Pedro Pablo Kuczynskiem erceiro, com 19%. No Perú concorreram dez candidatos à, e isso provocará um forte rearranjo de forças para as eleições finais de 5 de junho.

Ollanta Humala é apoiado por toda a esquerda latino-americana, tem grande simpatia por Hugo Chávez, detesta o Chile e foi assessorado por gente ligada ao PT,  como Luis Favre (ex-marido de Marta Suplicy)  e Valter Pomar.

A campanha de Ollanta contou, também, com, a ajuda de orientações de João Santana, o marqueteiro de Lula e Dilma Rousseff, conforme já foi informado pela imprensa.

No fundo, Ollanta Humala é o candidato do movimento chamado Foro (Fórum) de São Paulo, que coordena e orienta a ação de dezenas de entidades, partidos e sindicatos visando a ocupação de todos os governos do Continente pela esquerda.

O Foro foi fundado por Lula e Fidel Castro, em1990 e todas as atas de suas reuniões anuais podem ser lidas no site Mídias Sem Máscara (que revela as notícias que a grande imprensa, sempre simpáticas à esquerda esconde). Há vídeos no You Tube mostrando diversos petistas na última reunião do Foro de São Paulo lamentando a morte de líderes das FARC, na Colômbia.

É bom lembrar que, para o Governo Federal, isto é para o Brasil, as Farc não são consideradas uma força terrorista (o que cria constrangimentos ao Brasil no Mundo), apenas uma força "beligerante", no dizer do petista e ex-assessor de Lula, Marco Aurélio Garcia.

Nestas eleições, uma das grandes preocupações do Gana Perú foi conter a boca enorme de Hugo Chávez e as declarações explosivas que Ollanta costuma fazer. O coronel é muito voluntarista e diz o que pensa, e isso pode levá-lo à derrota política. Se ele deixar claro o que pensa sobre o bolivarianismo, Chávez, economia de mercado, democracia, será um desastre para a sua coligação e para a esquerda peruana.

Como tudo é um grande jogo, em que que o que importa é fazer o maior número de presidentes, e ocupar todos os espaços,  será necessário controlar a boca de Ollanta Humala e passar a imagem de menino bonzinho, como está acontecendo agora.

A imprensa noticiou que vários brasileiros ligados ao foram a Lima nos últimos meses para ensinar a Ollanta como se comportar como Lula  em 2002, já que em 2006 o verdadeiro Ollanta foi para o brejo. A imagem que querem vender de Ollanta é de um pacífico desenvolvimentista nacionalista, afastado de Hugo Chávez.  (Me enganem que eu gosto!)

Favre diz que foi ao Perú por razões financeiras, precisa sobreviver,segundo os jornais. Seu negócio é política. E Pomar, bem, já o conhecemos, é de uma esquerda bem radical. Mas os políticos radicais, como Ollanta, quando falam muito em uma  campanha (embora isso seja ótimo para os eleitores conhecerem os candidatos), acabam tropeçando na própria língua. Talvez uma das missões de Pomar seja impedir que língua de Ollanta saia pela boca, provocando um feio escorregão no segundo turno das eleições peruanas.  Isso me faz pensar quais as reais funções dos marqueteiros políticos. Esconder verdadeiros monstros  ou mostrar falsos anjinhos?  Que tempo é este! 

A imprensa peruana, bem dividida, mas bem melhor que a nossa, mostrou declarações de Ollanta (em vídeo) (que ele preferiria não ter dado, talvez, elogiando o líder terrorista Abimael Guzmás, um dos fundadores do Sendero Luminoso, grupo responsável pela morte de 40.000 peruanos, nos anos 80, com uma sequência incrível de atentados e massacres violentíssimos contra populações urbanas e rurais. Ollanta compara o sanguinário Guzmán ao lendário Robin Hood. Já vimos este filmes outras vezes. Che também era muito romântico. Mas seria bom tentar conversar, antes, com suas vítimas. 

O Sendero Luminoso é detestado no Perú por ter utilizado os métodos mais violentos, preconizados por Mao Tse Tung (pai da Revolução Chinesa responsável pelo genocídio  de mais de 70 milhões de cidadãos de seu próprio país) em seus sublimes ensinamentos sobre como tomar o poder.

E esse pessoal tem ainda muitos admiradores no Brasil. Por incrível que pareça, ainda temos muitos maoístas circulando Brasil afora.  Por conta das ações do Sendero, e da reação do governo, nos anos 80 morreram 70 mil peruanos. A situação política do Perú foi muito pior, até, do que na Argentina (30 mil mortos), no Chile  (16 milmortos) e no Brasil, onde em 20 anos de ditadura morreram cerca de 500 pessoas. Não deveria morrer nenhuma, mas nossos terroristas mataram 133. O terrorismo peruano era de outra ordem de grandeza.   

O peruanos e os argentinos são terríveis quando querem algo não?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário