Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CARTÓRIO NEGOU, MAS JUSTIÇA DE MINAS MANDA REGISTRAR MENINA COM O NOME "AMORA". Não é de todo mal, pode vir de Amor

Notícias como crônicas da estupidez humana

As leis impedem que os pais registrem seus filhos com nomes estranhos demais ou que possam provocar constrangimentos no futuro. Afinal, os pais, querendo ou não, acabam passando, mas o nome fica marcando a pessoa pelo resto da vida.
Mas há nomes, exótico, curiosos, e nem por isso ofensivos ao seu portador.
O caso da menina Amora é um. 

Os pais de Amora, desde quando souberam que nasceria uma menininha, a chamaram de Amora. Seria Amora Lopes Motta. Esperaram nove meses, como manda a Natureza.
Depois, por conta do excesso de zelo de um cartório de Pato de Minas, em MG, tiveram que esperar outros noves meses, até que, finalmente, pudessem chamar, oficialmente, a sua pequena de Amora.  

Quando foram registrar a criança, em agosto do ano passado, o cartório recusou-se a fazê-lo. Para obter a certidão de nascimento os pais tiveram que apelar à Justiça!  Depois de todo esse tempo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu favoravelmente e mandou registrar a pequena.  

 “Foram nove meses de luta, noites de sono perdidas, incertezas e agora, finalmente, a gente vai conseguir realizar o primeiro direito dela, o primeiro direito de cidadã, que é ter uma certidão de nascimento”, contou o pai Márcio Silveira Lopes, quando foi ao cartório fazer o registro.

Comento

COM O DEVIDO RESPEITO, MAS HÁ GENTE MUITO CHATA.

Amora é um nome feio? Não acho, é até bem sonoro. E suave.
Se fossem chamar a garotinha de Gufrunda, até vá lá.
O sujeito do cartório, louco para usar o seu poder burocrático de dizer não, já foi logo cortando a alegria dos pais: NÃO.

Mas há sobrenomes bem estranhos, mas são nomes de família, e nem por isso as pessoas deixam de usá-los o se envergonham disso, pois não há motivo de vergonha, pois todos os nomes contam uma história ao longo do tempo. Há famílias Oliveira, Figueira, Pinto, Machado, Correia, Porco. Mas esses nomes têm história, tem, origem, tem uma razão de ser.
Ridículo não é chamar uma menina de Amora. 

É chamar um filho de Che, um assassino contumaz; Hitler, um genocida maluco; Stálin, um louco completo, Mao, nem um pouco bom e genocida. Há nomes marcados pela maldição, ao longo do tempo. Só imbecis os grudariam em seus filhos, aqueles a quem deveriam amar e não sobre quem projetar suas frustrações.

Amora, pode ser uma fruta comum no interior do Brasil.
Mas pode ser uma derivação de Amor.

Não é muito melhor amar a filha e chamá-la de Amora (Que nome sonoro!) do que ter três ao mesmo tempo e querer deixar uma no hospital para adoção?

Felicidade, Amora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário