Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A VALE PROCURA UM PRESIDENTE. QUE TAL AGNELLI? Tem larga experiência no setor, já dirigiu a maior produtora de ferro do mundo.

http://www.sponholz.arq.br/
A nota abaixo, de Reinaldo Azevedo, mostra até que ponto chegou a loucura ou o descaramento da vida pública no Brasil. A Vale era uma estatal cheia de problemas. Foi vendida, rendeu enorme quantia aos cofres públicos e continuou no solo pátrio, óbvio, recolhendo cada vez mais impostos.

Mas como existem os inconformados nacionalistas e os autoritários, inconformados com algo bom, e os oportunistas, resolveram levar a Vale na mão grande. Como a empresa tem acionistas pesados, como fundos de estatais, Lula fez tanta pressão sobre a empresa que esta, agora, dispensou o seu grande presidente Agnelli.

Fica evidente que isso não é uma forma de estatizar a empresa, mas uma maneira de os fundos, que têm grande poder de fogo, fazerem o jogo do governo e, provavelmente, transformar a segunda maior mineradora do mundo num cabide gigantesco.

O negócio é aparelhar a Vale. Resta saber se isso afetará o valor da empresa. de qualquer modo, o estrago está feito. Só no Brasil!

"A Vale divulgou ontem um comunicado afirmando que a Valepar, que controla a companhia, contratou um headhunter para auxiliar os acionistas na escolha de um nome para presidir a empresa. Vou ajudar. Acho que tenho o perfil adequado. Há no mercado um executivo que:

- em 10 anos, levou o faturamento da empresa que presidia de US$ 4 bilhões para US$ 46,4 bilhões;
- transformou-a na maior produtora de ferro do mundo;
- fez dela a segunda maior mineradora do mundo;
- levou as suas ações a uma valorização de 1.583%…
Oooopsss! Esse executivo é Roger Agnelli!
Tenho uma idéia: a Vale demite Agnelli e contrata Agnelli. Que tal?"
Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário