Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MASSACRE NO RIO (IV). ATIRADOR LOUCO DO RIO MATA ONZE CRIANÇAS. SEGURANÇA ABSOLUTA É IMPOSSÍVEL. CLANDESTINOS ENTRAM ATÉ NO AVIÃO DA PRESIDENTE!

Seria cômico, se não fosse verdade. E perigosa!


Enquanto o pessoal do rádio e da TV (que tem que falar bastante para encher o tempo, pois as informações sobre as novidades, às vezes, têm a mania de andar mais devagar) fala da falta de segurança nas escolas por conta do episódio trágico em que um maluco armado com dois 38 matou onze crianças, antes de se suicidar, acuado pela polícia.

E falam de como é fácil um cidadão qualquer entrar em um prédio público, como se fosse possível obter segurança absoluta, os fatos criam situações curiosas, o noticiário informa que isso aconteceu no próprio avião presidencial, com ela dentro. Claro, as circunstâncias foram outras. Mas que entrou um clandestino, entrou, burlando TODAS as normas de segurança. O comandante que convidou a moça para uma caroninha pisou na bola feio.   

O noticiário de hoje, na imprensa nacional, informa que a presidente Dilma Rousseff viajou de férias para Natal, no início do ano, levando uma passageira clandestina. A presidente não sabia que alguém pegava uma carona no vôo do Brasil Número 1 (vulgo AeroDilma). São coisas diferentes? Sim, claro. A clandestina infiltrada só queria economizar alguns trocados, talvez; enquanto o comandante quisesse demonstra o seu próprio prestígio, sei lá.  Mas viram como é impossível segurança absoluta? 

Segundo um excelente apanhado do blogueiro Aluizio Amorim, o comandante do avião da Presidência da República, coronel Geraldo Corrêa de Lyra Júnior, infiltrou uma amiga nos voos de ida e volta que levaram Dilma Rousseff para descansar em Natal (RN) no carnaval.

O episódio abriu uma crise no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança da presidente. O coronel botou no avião presidencial a professora de educação física Amanda Correa Patriarca, irmã de Angélica Patriarca, comissária da mesma aeronave.

Ao Estado, Amanda disse que o coronel ajudou a colocá-la no avião de última hora porque ele é "amigo" de sua família. Ela afirmou que a presidente Dilma Rousseff não sabia de sua presença. Todos viajaram a Natal e ficaram na cidade a passeio entre 4 e 8 de março.
Ousadia.
A presença de uma estranha alojada de improviso no avião presidencial, sem a ciência de Dilma, foi considerada internamente um risco às regras no aparato de segurança e uma ousadia ao rigor militar. Ontem, questionado pelo Estado, o GSI entrou numa operação com o Palácio do Planalto para evitar expor o episódio.
A "carona" despertou a atenção dos integrantes da base aérea em Brasília, também comandada pelo coronel Lyra Júnior. Contrariados, funcionários despacharam, no voo de volta, a mala de Amanda Patriarca diretamente para o gabinete da presidente Dilma Rousseff, para que, assim, o caso fosse descoberto pela alta cúpula do Palácio do Planalto. 
A professora, aliás, usou uma mala do Grupo de Transporte Especial (GTE), entregue a todos os passageiros, para que sua presença no avião presidencial não fosse notada. Procurada pelo Estado, Amanda Patriarca confirmou que viajou no avião presidencial para passear em Natal no carnaval. Segundo ela, a autorização foi dada pelo coronel Lyra Júnior um dia antes do embarque.
Missões
O comandante Geraldo Corrêa de Lyra Júnior foi quem recebeu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na base aérea de Brasília no dia 18 de março.
Na última segunda-feira, o Diário Oficial da União publicou autorização para Lyra Júnior integrar o comando aéreo da viagem de dez dias que a presidente Dilma Rousseff fará à China a partir de desta sexta.


Na avaliação interna do Palácio do Planalto, a atitude do comandante da base aérea poderia colocar em xeque a autoridade de Dilma já que, teoricamente, somente ela teria a prerrogativa de convidar passageiros para seu voo. Na viagem a Natal, no carnaval, ela levou a filha Paula, o neto Gabriel, o genro Rafael, a mãe, Dilma Jane, a tia, e o ex-marido, Carlos Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário