Aviões utilizados para corridas, como o Mustang P51 de Leeward, que caiu no circuito de Reno, podem ser bastante alterados estruturalmente, para ganhar mais potência e velocidade.
O "Gallopping Gohst", um caça da Segunda Guerra Mundial, estava com três metros a menos de asas e com alterações nos ailerons, além de contar com um gigantesco motor de 3.600HP de 12 cilindros!
Fotos de Tom O´Brien feitas pouco antes da queda mostram o compensador de profundidade rachado e se soltando. Isso pode ter provocado a queda do avião, segundo os especialistas. Para alguns. as transformações radicais feitas no avião de Leeward podem ter sido demais para o velho avião.
Nas corridas de velocidade, em ovais aéreos, é exercida muita pressão na estrutura, devido à força centrífuga, e isso pode ter provocado o acidente que custou dez vidas.
Alguns pilotos e técnicos envolvidos no circuito contaram que Leeward havia dito, em junho deste ano, que ainda não havia testado seu avião até o limite. Os pilotos contam que um avião, quando, em altíssima velocidade sofre um problema como o que Leeward pode ter sofrido, ele literalmente pula, "vooa", se desgarrando e ficando difícil de controlar.
Além disso, a altíssima pressão das curvas sobre o piloto podem tê-lo feito perder os sentidos, pois a sua cabeça não aparece no cock-pit, na altura normal. Se ele desfaleceu, não percebeu a queda. Mas as investigações ainda tentarão responder algumas questões em aberto.
Video reproduzido do jornal alemão Bild.
Nenhum comentário:
Postar um comentário