Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

FOTOS INÉDITAS DE MARILYN MONROE VÃO A LEILÃO. Realizadas em 1946 revelam Norma Jean Dougherty antes dos 20 anos de idade.

NORMA JEAN - MARILYN, 1946

Você aí tem um espaço nas paredes de sua casa, gosta de colecionar e tem uma fortuna extra no banco? Já deu um passo para comprar as fotografias originais e os respectivos negativos de um lote de fotografias de Norma Jean Dogherty, mais tarde conhecida como Marilyn Monroe, um dos maiores símbolos femininos do Cinema e do imaginário do Século XX.

Se dependesse da vontade do proprietário, elas nunca iriam a leilão, permaneceriam para sempre fechadas em uma caixa de papelão, nos Estados Unidos.

Acontece que um juiz da Florida não pensou assim e, diante de imensas dívidas do dono das fotos diante de credores, mandou leiloar o conjunto único e raro de fotos capturadas por Joseph Jasgur, em 1946, pouco antes de Norma completar 20 anos de idade.

ESTILO WEST
Há três fotos em P&B e uma colorida. Foi um conjunto de imagens de uma das primeiras sessões de fotos da vida de Marilyn.  Segundo Darren Julien, da casa Julien´s Auction, a venda será coordenada pela Associated Press.

As imagens ficaram em batalhas judiciais por mais de vinte anos,até que pudessem ser vendidas. Julien diz que o valor é incalculável, uma vez que tem autor conhecido. De modo geral, muitas fotos de Marilyn têm problemas de uso comercial devido ao fato da existência de direitos autorais. No caso deste leilão o comprador poderá fazer o que quiser. 
NA PRAIA
Walter Benjamin, um teórico alemão que escreveu sobre a cultura da Era Industrial, achava que a Fotografia era um avanço sobre a pintura porque permitia a reprodução mecânica de imagens, por exemplo, democratizando o acesso aos conteúdos.

A boa e velha pintura era única e tinha uma aura meio sagrada, impedindo o público de vê-la, a não ser o dono ou visitantes de um museu. A fotografia espalhou-se pelo mundo, facilitando um certo tipo de conhecimento. Mas, apesar de Benjamin, ou seu desgosto, as coisas originais e raras continuam com a mesma aura.

O incrível é que não importa que seja uma pintura de Picasso ou Bosch, ou uma caixa de fósforos que tenha sido de Elvis Presley. Tudo é raro e, no campo dos sonhos as coisas não têm preço. Isto é, a loucura do comprador é que faz o preço subir. É um jogo. Mais adiante aparecerá outro mais louco para oferecer mais? 

NA PRAIA, COLORIDA
Mas, ó ironia, fotografias podem ser raras como estas e atingir uma valor imenso, maior que o de muitas pinturas. Basta lembrar que, apesar de qualquer teoria o ser humano gosta de colecionar coisas, e entre elas, coisas raras.

Com isso, o valor investido pode ser muito grande. Qual a finalidade disso? Nenhuma. Ter o objeto consigo. Ser dono de algo raro. Parte da economia está apoiada em sonhos, delírios, o que torna tudo muito interessante.

O ser humano continua sendo um animal muito estranho. Formigas não colecionam obras raras.

O famoso vestido brando de Marilyn, da cena do metrô, por exemplo, foi leiloado este ano, atingindo a soma de 3,2 milhões de euros, o que dá uns seis milhões de reais.   

Informações e imagens de El Pais, España
http://www.elpais.com/articulo/gente/tv/Marilyn/inedita/joven/elpepugen/20110924elpepuage_1/Tes

Nenhum comentário:

Postar um comentário