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sábado, 17 de dezembro de 2011

PETROLEIRO JOÃO CÂNDIDO, O NAVIO FANTASMA DO PETISMO. Lançado apressadamente para a campanha eleitoral de 2010, o navio está encalhado em Suape. Por que ainda não existe um Código do Consumidor para Eleitores Enganados?

LULA NA "INAUGURAÇÃO" DO
JOÃO CÂNDIDO, EM MAIO DE 2010!

O nacionalismo, dependendo do caso, é péssima alternativa, especialmente quando é utilizado por políticos para ganhar votos. O Brasil tem grandes empresas de engenharia e construção, de vários campos, mas quando interesses político-partidários juntam-se a interesses empresariais, de modo apressado, o prejuízo pode ser apenas do cidadão contribuinte.

O gigantesco petroleiro João Cândido, inaugurado em maio de 2010 (sem estar pronto) para dar mais um empurrão na campanha da então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na recriação da onda "o petróleo é nosso", pode até afundar.

Leio na imprensa que o navio tem problemas seríssimos no casco e que precisa urgentemente de soldas especiais que, talvez, não possam ser executadas em estaleiro nacional. Segundo o Radar On Line,o caso do João Cândido está tirando o sono da Petrobras.

Os órgão ligados ao Executivo que tratam de fiscalizar normas, e o Legislativo, são tão rigorosos com fabricantes e prestadores de serviços! Preocupam-se com o consumo do cigarro, com o sal que comemos, com o excesso de açúcar, com o que falamos, com a propaganda comercial enganosa. 

Por que, cargas d´água, não fazem uma lei que permita enquadrar falsas promessas eleitorais, ou promessas eleitorais não cumpridas na categoria de propaganda enganosa? Por que apenas empresários, comerciantes e prestadores de serviço devem arcar com seus erros? 

Quando começaremos a processar por propaganda enganosa os responsáveis por obras que não saem do papel, obras que custam cinco, dez vezes mais que o programado, que nunca terminam, e que não funcionam?

Diversas obras do PAC estão atrasadas, e tudo continua como se nada estivesse acontecendo. O Rio São Francisco continua sem os canais de irrigação. O controle do contrabando de armas e drogas pelas fronteiras é mais propaganda que resultados reais. Até quando, meu Deus?

"Exibido na campanha presidencial de Dilma como o símbolo da retomada da indústria naval, está encalhado no porto de Suape desde agosto de 2010, com problemas nas soldas. O Atlântico Sul, estaleiro contratado para construí-lo, apenas confirma que o navio não vai mais ficar pronto em dezembro — é o terceiro adiamento do prazo de entrega."

Segundo o Radar On LIne, "na Petrobras o que se diz é que os defeitos do casco não podem ser sanados no Brasil. O problema, agora, é saber quem vai arcar com o ônus de rebocar o navio pelo oceano para ser reparado no exterior."

A Transpetro, empresa de transporte de petróleo da Petrobras, terá que esperar para 2012 a entrega do João Cândido, primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Suape.

Depois de vários atrasos no cronogramaO Atlântico Sul diz que o João Cândido “está em fase final de seus testes de sistemas e acabamento e, tão logo sejam concluídos esses procedimentos, seguirá para a etapa de provas de mar, que precede a entrega do navio ao armador, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro). A entrega será realizada no início do ano de 2012”.

Como foram verificados vários problemas de montagem na embarcação (soldas, tubulações e sistemas de vapor), o estaleiro quer se certificar de que o acabamento foi completamente concluído para evitar problemas na prova de mar e a possível necessidade de realizar novos reparos antes de entregar o navio ao cliente.

No último balanço divulgado pelo governo Federal sobre as obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção do João Cândido aparecia com carimbo amarelo, como uma obra que merece atenção. O documento sugeria que o EAS realizasse a prova de mar no último dia 7 e entregasse o navio à Transpetro até 31 de dezembro. Apesar da recomendação, o petroleiro vai continuar no cais de acabamento do estaleiro.

TALVEZ SÓ CONSIGA NAVEGAR EM 2012,
CASO CONSIGAM RESOLVER OS PROBLEMAS DE SODAGEM.

FROTA DA TRANSPETRO

O Atlântico Sul vai construir 22 navios para a Transpetro, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Os dez primeiros petroleiros deveriam ser entregues até 2014, mas a chance do estaleiro conseguir cumprir o prazo é considerada improvável pelo mercado.

O João Cândido já está com 16 meses de atraso. O navio começou a ser construído há 3 anos, em setembro de 2008, com o corte da primeira chapa de aço. A embarcação foi lançada ao mar em maio do ano passado, numa cerimônia que contou com a participação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, ele brincou que queria participar da primeira viagem do petroleiro, em setembro do mesmo ano.

A demora compromete também a entrega do restante das encomendas, que além dos 22 petroleiros inclui o casco da plataforma P-55 e sete navios-sonda para a Petrobras. No caso do segundo navio, batizado de Zumbi dos Palmares, já existe controvérsia de prazo. O cliente aguarda a entrega para março e o EAS fala em julho ou agosto de 2012.

Os atrasos também se repetiram no Estaleiro Mauá, no Rio, mas com menor extensão do cronograma. No último dia 25, o estaleiro entregou o navio Celso Furtado, que já está operando na costa brasileira, e tem mais três embarcações em fase de acabamento: Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e o José Alencar, em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que foi lançado ao mar na última segunda-feira

A INAUGURAÇÃO DO NAVIO FANTASMA.



EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO VALE QUASE TUDO. MUITA GENTE ACREDITA QUE O POVO
TEM MEMÓRIA CURTA. 

INFORMAÇÕES DE:

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

http://coturnonoturno.blogspot.com/

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