Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Copa de 2014: crônica de uma catástrofe anunciada.


http://www.sponholz.arq.br/


Imagino, caro leitor, que você também gosta do esporte bretão, como diria Nelson Rodrigues. Afinal, todo brasileiro, diz a lenda, é um técnico em futebol, embora isso não nos tenha ajudado em muito.

Neste final de ano, talvez eu devesse escrever sobre coisas mais leves, como futebol (sou Palestra); mas, creio, existem assuntos ligados ao futebol, no momento, mais importantes que as apreciações sobre a dona redonda e os 22 que correm atrás dela.

Um desses assuntos é a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Imagine você, se o senhor, ou a senhora, tem uma filha, se estaria disposto a gastar 200 mil reais numa festa de casamento dela, a sua princesa, se não tivesse um mero tostão furado em caixa e não pudesse mais usar o cheque especial e nem seus cartões de crédito.

O que fazer? Ser realista, não? Não fazer uma festa assim. Ou endividar-se até o pescoço, sem meios de pagar a dívida, de modo absolutamente irresponsável?

Qualquer pessoa normal faria isso: minha filha: não tenho essa grana. Não é o que acontece todos os meses para administrarmos o nosso orçamento doméstico?

Por que, então, quando se trata do dinheiro de todos (o tal dinheiro público) passamos a acreditar que não é dinheiro de ninguém, que é sem dono? E isso estimula políticos e administradores irresponsáveis a gastarem muito mais do que existe no orçamento do País.

Não é verdade. Não é dinheiro sem dono. O dinheiro foi pago pelo contribuinte, não é do governo. Você pagará o que foi gasto nos impostos, de um jeito ou de outro. E com juros e correção monetária.

Lembre-se da máxima: “não há almoço grátis”.

Se o Brasil, por um lado, não tem todo o dinheiro necessário para a fazer a festa milionária da Copa do Mundo, para quê comprometer o futuro?  

Estádios imensos.
Aeroportos em ruína.
Falta de estradas e avenidas.
Falta de segurança.

Se sabemos, por outro, como já temos lido pela Imprensa e visto na TV, que as obras serão superfaturadas, seremos roubados, extorquidos e que teremos que ceder a pressões indecentes da Fifa sobre a nossa Constituição, por que concordamos?

Qual o sentido disso tudo?

Somo idiotas, ou masoquistas? O que vocês pensam sobre isso? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário