Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

OLLANTA, MESMO SEM QUERER, DARÁ FÔLEGO AO SENDERO LUMINOSO


Embora não tenham sido divulgados os números de apuração oficial, Ollanta Humala deverá ser o próximo presidente do Perú. Caso isso se confirme, pessoas como Mario Vargas Llosa terão grande responsabilidade moral pela situação em que Ollanta colocar o país.

Ollanta Humala é um ex-coronel ultranacionalista casado com uma comunista radical, Nadine Heredia Humala, e tem grandes ligações com Hugo Chávez, as quais procurou camuflar usando um discurso mais suave, mais conciliador, como o de Lula em 2002, com a história de "paz e amor".

Estive no Perú há um ano e  vi um país com grandes investimentos estrangeiros e um povo animado e esperançoso com o futuro. Lima é uma cidade muito grande e cheia de obras, embora existem sinais de miséria como em outras cidades latinoamericanas. Uma divisão eleitoral quase meio a meio é uma boa forma de frear intenções autoritárias ou de reformas constitucionais à la Chávez, caso sejam tentadas por Ollanta Humala. 

Humala é o candidato da esquerda latinoamericana e apoiado explícitamente pelos dirigentes do Foro de São Paulo, entidade que congrega partidos e movimentos de esquerda, tendo sido criado em 1990 por Fidel Castro e Lula. Na imprensa brasileiros sempre houve silêncio sobre as intenções do Foro, e o mesmo chegou a ser dito, n]ao existia. (atas das reuniões do Foro no site Midia Sem Máscara e muitas referências no site do PT, algumas já sumiram, mas há PDFs.) .

Ollanta não apresentou um plano definido, visto que procurava apaziguar as dúvidas de diferentes públicos. Pelo visto, conseguiu. Agora terá que se deparar com a realidade. E, a realidade peruana, especialmente no sul do País, onde estive, é muito complicada, com mais de 600 senderistas espalhando já a morte e o medo na região próxima a Cuzco.


SENDERISTA NO SUL DO PERÚ

Os senderistas agora agem de modo diferente do modo dos anos 80, e procurar ter aos agricultores como aliados. Financiam plantações de coca e procurar agir de modo a dar proteção ao homem do campo. Agem do mesmo modo que as FARC e os bandidos dos morros do Rio de Janeiro. 

Ocupam vazios de poder e implantam uma rede de relações e fidelidades difícil de quebrar. Mas já andam fazendo ataques a tropas militares e policiais e criando o mêdo. São, agora, uma grande empresa de narcotraficantes, como as FARC.

Ollanta Humala vai jogar um joguinho amistoso com eles, como fizeram governos ambíguos da Colômbia ou vai combatê-los para manter aquela região sob o controle do Estado democrático? Se Ollanta falar em reconhecer a legitimidade do Sendero Luminoso, como força beligerante (a moda entre a esquerda) e não como grupo terrorista que é,  ficará claro de que lado ele está. 

O modo como Ollanta Humala tratar os senderistas definirá o real Ollanta Humala. Não se esqueçam de que s FARC receberam muito apoio de Chávez e estas apoiam com know-how ao Sendero. Posso imaginar que vai aumentar o consumo de cocaína no Brasil.

Espero que os peruanos tenham paz e tranquilidade para viver e trabalhar, e que Ollanta não ouça
as bestas do continente, começando por Hugo Chávez, Fidel Castro e outros amiguinhos nada bem itencionados.  



  Descarta Sendero Luminoso iniciar un proceso de paz en 2011

La organización rebelde peruana Sendero Luminoso descartó hoy iniciar un proceso de paz en 2011 y llamó a sus correligionarios a cerrar filas y continuar desarrollando la denominada “guerra popular” en Perú.

En un pronunciamiento, la organización rebelde -cuyo principal dirigente Abimael Guzmán Reinoso cumple una pena carcelaria-, desautorizó la propuesta presentada por el “camarada Artemio” a medios locales. “Artemio” formuló este año un llamado al gobierno para iniciar un proceso de conversaciones que lleven a la organización rebelde a insertarse a la vida social peruana, aunque la cúpula de Sendero Luminoso lo desautorizó.

“Estamos contra la capitulación (de la lucha armada) y a favor de la amnistía de los presos políticos”, indicó en un pronunciamiento la organización rebelde, que se levantó en armas en la década de los años 80. Señaló que el gobierno del presidente Alan García, al que califica como reaccionario, los quiere presentar como un grupo dividido, sin capacidad de articularse y con deseos de capitular la lucha armada.

Este miércoles dos efectivos del Ejército resultaron heridos de bala por presuntos miembros de Sendero Luminoso, mientras retiraban trapos rojos con la hoz y el martillo de diversos árboles entre Aucayacu y Pucayacu (Huánuco), de acuerdo con el diario local La República. Apuntó que los sorpresivos disparos hicieron reaccionar rápidamente a los demás miembros castrenses, produciéndose una refriega entre los rebeldes y los soldados.

De acuerdo con medios locales, los senderistas han dejado en la región del Huánuco algunos volantes como en fechas anteriores, pidiendo libertad para Abimael Guzmán, alias “presidente Gonzalo”, y anunciando que sus actividades siguen vigentes. El líder máximo de Sendero Luminoso cumple una cadena perpetua en la Base Naval de la Marina de Guerra del Perú en el Callao
http://globedia.com/descarta-sendero-luminoso-iniciar-proceso-paz-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário