Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

HUGO CHÁVEZ, O CHAPOLIN DE CARACAS, CONTINUA INTERNADO EM HAVANA. Governa a Venezuela por controle remoto

O Chapolin de Caracas está há 16 dias fora da Venezuela, e ninguém sabe, exatamente, o porquê. As últimas informações, do dia 11, davam conta de que o presidente Hugo Chávez havia sido hospitalizado às pressas em Havana para uma cirurgia. A causa seria um abcesso na virilha ou no abdome.

Chávez deveria ter vindo ao Brasil visitar a presidente Dilma Rousseff mas adiou a visita por três vezes devido a uma operação no joelho que o deixou imobilizado por alguns dias, em Caracas. No início de junho esteve no Brasil, para a visita oficial, sempre utilizando uma muleta. 

Do Brasil seguiu para Cuba, para pedir a benção dos irmãos Castro, os donos da fazendinha de Cuba. Dias antes estiveram em Cuba, para buscar instruções e ajoelhar no milho o ex-presidente Lula, Zé Dirceu e outros admiradores daquele regime totalitário visto, por eles, como uma maravilha.

Pois bem, Chegou a vez de Chávez, mas no dia seguinte ao desembarque teve uma forte crise e foi internado. Como Chávez foi paraquedista, pode ter arranjado uma hérnia ao longo do tempo, devido aos saltos. Mas ninguém falou nada sobre isso. O motivo da internação, em local desconhecido de Havana, nem o jornal Granma, do Partido Comunista Cubano  informou o local. É quase um segredo de Estado.

Como Cuba e  Venezuela têm tratados bilaterais (a Venezuela fornece milhares de litros de petróleo para Cuba)  e Havana cede uns 30 mil cubanos para trabalhar em diversas áreas na Venezuela (saúde, educação e segurança) Chávez resolveu –ou foi forçado pelas circunstâncias- governar de Havana, o que gerou protestos em Caracas.

Como ele manda em tudo, pois é um ditador, mandou o Congresso aprovar um ato que o permite governar de fora do País, por tempo indeterminado. O que é absolutamente inusitado. No entanto, é assim que está acontecendo. Chávez usa os cordéis de Havana e governa seu pais à distancia. E todo mundo acha normal.

Outro dia uma jornalista venezuelana postou um texto no Twitter questionando o motivo porque os cadetes (militares) estariam ensaiando solenidade fúnebre. Foi um Deus nos acuda em Caracas, com muita especulação sobre a saúde de Chávez.

Há três dias os cubanos liberaram uma foto de Chávez entre Fidel e Raul Castro, com o venezuelano vestido de Chapolin, mas sem qualquer informação sobre a cirurgia, a doença e, principalemente, sobre quando Chávez voltará à Venezuela.

Tudo absolutamente claro e transparente, como é usual nas ditaduras.  

http://m203.photobucket.com/image/recent/ovelhaperdida/HugoChavez18.jpg.html?src=www

Nenhum comentário:

Postar um comentário