JUAN MANUEL SANTOS (Photograph: Leonardo Munoz/EPA) |
Desde que assumiu o governo da Colômbia, em sucessão a Álvaro Uribe, Santos tem surpreendido. Mas surpreendido por suas atitudes estranhas, ou contraditórias. Ele foi o ministro da Defesa da Colômbia sob o comando de Uribe, e o governo conseguiu impor seguidas e significativas derrotas aos narcotraficantes das FARC.
As Farc chegaram ao ponto de perder milhares de militantes que fugiram, aceitaram a anistia, e dinheiro para deixarem a vida de banditismo para trás.
No entanto, Santos mal assumiu e já chamou Chávez de amigo, hostiliza Uribe, marcha na direção de um nacionalismo que já levou a Colômbia a ceder espaço demais para as Farc, em outros tempos, a um custo altíssimo de vidas.
ALVARO URIBE jornalismob.wordpress.com/ 2008/07/page/2/ |
As Farc voltaram a atacar e tentam chegar às zonas urbanas, para praticar atentados, de onde tinham sido expulsas pelo Exército.
Os bandidos estão encurralados em áreas de floresta, próximas ao Equador e Venezuela (aliadas das Farc no Foro de São Paulo).
Além do mais, a família Santos é proprietária do maior e mais importante diário colombiano, El Tiempo. Qual a razão de criticar jornalistas independentes e a liberdade de imprensa?
Teria Santos tomado algum atalho bolivariano? Já não chega Lobo, em Honduras e outros presidentes imbecilizados que giram em torno de Hugo Chávez como se ele fosse o Rei Sol?
Analistas do processo político colombiano dizem que uma das coisas que Santos mais teme é a oposição de Álvaro Uribe. Talvez Uribe assombre Santos com a possibilidade de um dia voltar ao Poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário