Os jornalistas russos e a população, em geral, acompanham, curiosos e estupefatos a disputa de egos entre o primeiro ministro Vladimir Putin e o presidente Dmitry Medvedev. Ambos incluíram em suas equipes de apoio fotógrafas, com a tarefa de documentar o dia a dia do gabinete e das viagens. E isso já começa a ser motivo de piadas e brincadeiras maliciosas em Moscou.
Medvedev contratou uma linda loira e competente fotógrafa, segundo seus colegas jornalistas, Katya Shtukina, que já trabalhou no diário Izvestia.
A surpresa maior ficou por conta do prêmier Putin, que não deixou por menos e contratou a ex-modelo e miss Moscou Yana Lapikova para ser a sua fotógrafa oficial. Lapikova é conhecida por sua carreira de modelo, e os jornalistas desconheciam seus dotes de fotógrafa. Segundo Putin, ela fotografa bem e treinou bastante antes de ser contratada. Se ele ficar satisfeito, quem poderá contrariá-lo? Putin, certamente, apreciou bastante os dotes de Lapikova.
Mulheres na fotografia de Imprensa não são incomuns. Há fotógrafas bem famosas, clássicas, e que já fazem parte da História da Fotografia, como Mary Ellen Mark, que fotografou para a famosa revista Life, Annie Leibovitz, ensaísta e fotógrafa de artistas; no Brasil Claudia Andujar e Mauren Bisilliat, cada uma ao seu modo com belos trabalhos sobre os índios brasileiros e matérias publicadas na revistaRealidade. Há muitas outras, em todos os campos da fotografia.
Quem não teve essa sorte foi o ditador alemão, Adolf Hitler, que tinha como fotógrafo pessoal o sizudo Heinrich Hoffmann.
Tirem as suas próprias conclusões:
KATYA SHTUKINA (MEDVEDEV) |
YANA LAPIKOVA (PUTIN)(AP) |
YANA FOTOGRAFADA PARA CAMPANHA YANA: CAMPANHA DE LINGERIE |
HEINRICH HOFFMANN, O FOTÓGRAFO DE HITLER |
Nenhum comentário:
Postar um comentário