Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A LUTA CONTRA AS DROGAS. "Neste braço uma Ferrari; no outro um apartamento". E no Brasil políticos irresponsáveis estimulam a liberação das drogas.

O texto abaixo é de Miguel Monteiro, um português de Moscavide, Lisboa, que visitou este blog e deixou um convite para que eu visitasse o dele, um blog que trata da vida de quem vive com a metadona, substância utilizada por quem luta para deixar o vício de drogas pesadas.

Visitei  o blog de Miguel e achei muito interessante, e um sinal de quem luta, e certamente conseguirá, livrar-se dessa porcaria que mata e destrói vidas.

 Enquanto vários países mais liberais começam a rever a sua legislação sobre drogas, políticos brasileiros estimulam aquilo que deveria ser combatido.

Eu respeito muito as pessoas, mas às vezes me pego pensando que certas pessoas precisariam passar por algo muito dramático e doloroso, como ter quer perder um filho para as drogas para entender que elas representam o Mal.  Só uma besta lutaria para liberar as drogas a crianças e jovens, que é o que estão a fazer no Brasil.

Tomei a liberdade de copiar dois textos de Miguel, que reproduzirei abaixo. 
Leiam com a devida atenção.  






PERGUNTO A MIM MESMO... POR QUE É QUE TIVESTE QUE IR LÁ ABAIXO?

MIGUEL MONTEIRO

Às vezes,  sem qualquer razão, sem que seja propositado dou por mim a olhar para as cicatrizes dos meus braços.

São profundas e não me deixam esquecer de onde venho.
As vezes gostava de não ter que me recordar.
Não mais pensar que um dia andei pelas ruas escuras e sujas de Lisboa sem ter lugar para dormir.

Sentir as gotas da chuva a  baterem na cara e procurar uma porta aberta de um prédio para me abrigar.
Gostava de esquecer o sabor da cocaína depois de caldo amaldiçoado pois as veias já não havia.
As calças ensanguentadas e as seringas usadas. Os algodões batidos e as caricas velhas, uma vela acesa e um rosto amargo.

As vezes parece que foi ontem. È verdade para mim parece que foi ontem.
 Estava eu a gastar o que não tinha, entrar pelos centro comercias de mão vazias e com o ego cheio porque tinha feito roubo para mais uma dose.

Queria esquecer o choro dos meus pais que já não mais me aceitaram e me deixaram em desespero entregue à minha sorte.

Pergunto a mim mesmo… porque é que tiveste que ir tão lá abaixo?

Não te chegava o que tiveste?
Fico com raiva de mim.
Enquanto outros dizem para me orgulhar do eu venci tenho raiva de mim.

Com trinta anos e com um filho que ias ter que recair no que já conhecias?
E que recaída esta…Já viste o buraco que cavaste?
Os amores que perdeste?
 Os azares que ganhaste?

Já viste que mesmo que penses que és hoje um homem livre…não és.
Ès um escravo do teu passado tatuagens que o tempo não consegue apagar.

Tudo pelo desejo da morte?
Ou pela falta de perdão?

As vezes olho para os meus braços e penso de onde vim…
Clínicas que nada fizeram… negócios feitos por outros pecadores,
Comeste do lixo , mais do que uma vez comeste dos caixotes do lixo

Ficaste  semanas sem tomar banho e que no autocarro as pessoas afastavam-se de ti.

Pesavas 65 kilos parecias um velho.
Não ligavas ao teu filho.
Pensaste no teu filho?

Pensaste que nos meses que não tiveste com ele e  ele que  se preocupava contigo?
Preocupaste-te com o choro da tua mãe
Aquelas rugas foram feitas por ti?

Como podes sequer pensar em recair?
Como podes sequer hoje viver por ti?
Lembraste que disseste assim:
quero que se lixe tudo…
vou-me matar?

Lembraste quando estavas naquela cave  deitado naquela banheira passas-te vezes e vezes sem conta aquela faca nos teus pulsos?
Não cortava e tu choraste compulsivamente e aí sentiste uma voz que te disse………não ainda não te vou deixar ir…

Pesavas que fazias tudo a tua maneira.
Que conseguias parar
Era só aquela dose

Nunca mais paravas ..gastavas tudo
e no fim…não chegava, já não tinhas veias.

Hoje  tirar analises tens que ser várias vezes picado pois tens as veias secas.
Sabes que mesmo que quisesses ter alguém hoje muito dificilmente alguém mesmo te conhecendo recuperado te entenderia e te amaria como és.. como estás  e o que és?
Valeu a pena quereres fazer as coisas á tua maneira?

As vezes olho para mim

Pensas-te que isto era ser livre mas recordas-te quando vivias nas ruas ou no centro de sem abrigos dizias que preferias ser preso a uma vida de responsabilidade do que ser “livre” e cambalear entre os vivos.
Às vezes, e sem qualquer razão, sem que seja propositado dou por mim a olhar para as cicatrizes dos meus braços.

==============================

"Comecei a consumir cavalo com apenas 16 anos na escola"



Tenho tanto para relatar, tanto para contar, desde uma explicação científica, a uma ajuda no blogue não só aqueles que estão no activo “ a dar nela ”, como aqueles que estão a fazer este tratamento e que muitas vezes ou são mal informados ou até mesmo se acham uns merdas, porque pensam que a vida é isto mesmo e estamos presos as nossas tomas diárias sem apoios e sem esperança.

O que outros pensam…eles que se lixem … esse é o primeiro ponto que têm que pensar, até porque se chegaram ao inicio desta doença ou seja ser toxicodependente foi porque se preocuparam com aquilo que os outros pensam de vocês ou melhor pensavam de nós.

Este blogue vai ser escrito na 1ª pessoa outras vezes na 3ª pessoa outras para qualquer que queira entender o que escrevo.

Às vezes vou usar o presente, outras vezes vou empregar frases no passado e o futuro também irá prevalecer.

Não sou formado tenho apenas o 8º ano por isso perdoem-me a possível escrita , mas como disse a cima , já não tou nem aí pró que pensam .
Sou um toxicodependente em tratamento e em recuperação.

Vou então aproveitar para fazer uma breve síntese de quem sou…

Comecei a consumir cavalo com apenas 16 anos na escola e estive “agarrado” até aos 21 e depois já casado e com um filho voltei a recair as 28 até aos 33 anos, vivi na rua frequentei os piores bairros e injectei-me com a minha própria urina.

Conheci um gajo que dizia assim….neste braço tenho um Ferrari e neste um apartamento em Cascais, bom eu devo estar lá perto…

Neste momento vivo junto e tenho a minha casa.

De quinze em quinze dias fico com o meu filho e sou muito feliz naquilo que tenho.

Comecei o tratamento de uso de metadona na VITAE - Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional  onde pernoitei por mais de um ano com centenas de outros sem-abrigo e hoje estou aqui a fazer este blogue o que me esta a deixar muito feliz pois neste blogue vou exorcitar e me recordar do inferno que passei .

Gostava e tenho com este blogue também o interesse de ajudar outros.

Este blogue começou pela necessidade que actualmente estou a ter, assim como muitos de nos ou seja de emigrar, de procurar um vida financeira um pouco mais estável.

Claro que a dependência da toma diária de 80mg de metadona que não é pêra doce.

Após 2 anos de tratamento já fui para Barcelona, que adorei, e foi muito fácil de adquirir metadona,e foi muito mais fácil do que eu imaginei …
Mais á frente dar-lhes-ei todas as informações necessárias.

Vou tentar por Links úteis e também mapas de vários Centros na Europa e EUA que disponibilizam esta toma que até pode ser previamente pedida por email antes de embarcarmos em uma aventura profissional fora do nosso país.

Nenhum de nós quer que o patrão saiba que nós tomamos metadona ou que até mesmo outrora éramos consumidores de heroína/cocaína, e muito menos começar a ressacar num destes países, até porque sabemos bem onde isso nos iria levar.

A discriminação, a culpa, a tatuagem que fica gravada e entranhada na nossa carne é real …só quem a vive é que sabe.

Vou tentar ser o mais organizado possível na construção desde blogue , peço desculpa desde já para os mais sensíveis, é que isto vai haver partes que podem ter relatos mais expressivos que o normal assim como verdades que podem expor situações e instituições.

Volto muito em breve para escrever o próximo artigo.

MIGUEL MONTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário