Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

KING KONG. CASAL FRANCÊS ADOTA GORILA DE 13 ANOS. "Digit" passa os dias no zoo. À noite pode dormir na cama com os "pais". Você adotaria um gorila?

PIERRE, ELLIANNE E A "FILHA" DIGIT .

 A cada dia sabemos de fatos mais surpreendentes. Alguns adotam crianças abandonadas, outros animais. Nada contra adoções. Demonstra que são pessoas com bons sentimentos e que querem praticar o bem. O casal francês Pierre e Elianne Thivillon, que não têm filhos, adotou o gorila fêmea "Digit", que passa os dias no zoológico e as noites na casa do casal, na cidade de Saint-Martin-La-Plaine, na França. Você adotaria um animal do tipo do King Kong? Ele pode ser muito imprevisível. 

Isso é inusitado, considerando que Digit tem uns 80 quilos de peso e, apesar de tudo, continua sendo um animal selvagem. Pierre disse que ao longo de 13 anos de relacionamento, o casal -que cuida do zoológico- criou um laço afetivo muito grande com o animal. Eles resolveram assumir a "guarda" de Digit depois que a mãe do gorila se recusou a amamentá-lo.

O casal é experiente no trato com animais, segundo as informações da imprensa, mas ambos dizem que cuidar de um gorila não é uma tarefa fácil. Desde que adotaram a meiga Gorila não podem mais sair à noite. O gorila também tem regalias - como poder dormir na cama com o casal e direito a toda atenção dos dois.


Não sou do tipo desmancha prazer, e nem me meto a ensinar o padre a rezar. Mas, pelo que já li sobre comportamento animal, e por observação direta, fico muito preocupado com a seguranças desses pais adotivos.

Os animais em geral (incluíndo os seres humanos) manifestam certas repetições de comportamento, o que acaba permitindo traçar um perfil de personalidade e temperamento. Um homem que pareça um bom homem, quase sempre o é. Mas podemos nos enganar, não? As aparências enganam.

Isso também vale para o reino animal. O ser humano está acostumado com certos animais domesticados ao longo de milhares de anos, como o gado vacum, os porcos, as galinhas, as ovelhas, e os nossos amigos fiéis, os cães. Os cães, de modo geral, são imensamente confiáveis. Mas sabemos de acidentes horríveis com alguns animais ou raças cruzadas para a luta que podem ter mudanças bruscas de comportamento e matar uma pessoa. Os jornais trazem notícias assim com certa frequência.

Os grandes macacos, como gorilas, chimpanzés e oroangotangos (especialmente os chimpanzés) tem um comportamento social muito parecido com o dos humanos. Não à toa somos parentes bem próximos dos simpáticos (mas cruéis) chimpanzés. 

Certamente um casal que lida com um zoo sabe disso tudo, e devem confiar muito no seu conhecimento sobre Digit e o comportamento de um gorila. Mas é um risco imenso, pois gorilas e orangotangos são mais distantes de nós que um chimpanzé.

E mesmo um chimpanzé não é confiável, incluindo os nascidos em cativeiro. São animais selvagens, muito instintivos, por maior sentimento de grupo e rudimentos de cultura que possam demonstrar, conforme lemos em especialistas como Franz de Waal (um dos maiores especialistas em chimpanzés do mundo). Ou nos relatos comoventes da cientista observadora de gorilas e chimpanzés, Jane Goodall. Continuam sendo estranhos para nós.

JANE GOODALL, A GRANDE PESQUISADORA DE MACACOS

Recentemente tivemos a notícia da americana que teve o rosto mais ou menos recomposto, após inúmeras cirurgias, após tê-lo destruído pela fúria de um chimpanzé de apenas 3 anos. E um chimpanzé muito bem educado e condicionado para o trato com pessoas. Um verdadeiro artista, pois fazia filmes para comerciais de TV, tendo sido usado em um dos filmes para a McDonald´s americana e outros fabricantes. 


CHARLA NASH, 57 ANOS. ANTES E DEPOIS. MAS DEPOIS DA OPERAÇÃO!
IMAGINEM O ESTRAGO FEITO POR "TRAVIS"

Pois num certo dia o chimpanzé, chamado Travis, que morava com sua dona em Stanford, Connecticut, teve um ataque de fúria e escapou. Uma vizinha, Charla Nash, que foi chamada para ajudar a capturá-lo, e que o conhecia bem e era sua amiga, teve  os dois olhos furados, o nariz arrancado, assim como o maxilar superior!

Um chimpanzé adulto, embora relativamente pequeno, se comparado a um gorila, tem a força de 6 a oito homens adultos. É um verdadeiro Hércules. Imaginem a surpresa e a dor da pobre mulher. Ficou absolutamente desfigurada. No dia do ataque Travis foi morto, baleado pela polícia. Nash continua tentando receber uma indenização, mas a dona do chimpanzé morreu do coração após o drama pelo qual passou a sua vítima.















Um chimpanzé ou um gorila não podem ser vistos como um bichinho de estimação. São feras. Feras que aparentam doçura, mas mesmo assim feras. Estão longe do sentimento de um apaixonado King Kong, possível apenas no cinema.



LEIA MAIS SOBRE O FILME KING KONG NO WIKIPEDIA:

King Kong é um personagem de cinema, um gorila gigante, famoso pelo clássico filme King Kong. O nome do primata é Kong, sendo o prenome King (Rei, em português), dado pelos promotores da desastrosa exibição pública em Nova York, contada no filme.

[editar] Sinopse

Um cinegrafista fracassado, em sua tentativa desesperada de fazer um best-seller, contrata uma atriz recém-desempregada chamada Ann Darrow e embarca em um navio fretado para a Ilha da Caveira. Lá, eles encontram uma tribo de nativos que veneram um gorila gigante, de nome Kong. Ann Darrow é sequestrada e oferecida como sacrifício a Kong. Para recuperá-la, os tripulantes, o cinegrafista e o escritor do filme têm que enfrentar dinossauros, insetos gigantes e o próprio gorila, que se apaixonou pela atriz. Depois de resgatada, Ann Darrow tenta libertar Kong do cinegrafista, que teve a idéia de exibí-lo na Broadway e lucrar com isso. Kong escapa e destrói quase toda a cidade em busca de sua amada. A cena final, no Empire State Building, é uma das cenas mais reproduzidas da história, aparecendo até em desenhos infantis e comédias.

[editar] Filmografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/King_Kong

Nenhum comentário:

Postar um comentário