Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

APÓS DOIS ANOS DE BUSCA FAMÍLIA SCHURMANN ENCONTRA O "LOBO SOLITÁRIO". O submarino nazista U-513 afundava navios mercantes na costa de Santa Catarina. Foi afundado pela marinha americana.

GUGGENBERGER
O capitão Friedrich Fritz Guggenberger era um velho lobo-do-mar. Ele comandava o submarino alemão U-513, conhecido como "Lobo Solitário", que afundava navios mercantes na costa sul do Brasil.  

Seu submarino foi afundado por um avião da marinha americana na tarde de 19 de julho de 1943, quase 68 anos atrás. 

Após ficar tantas décadas nas profundezas silenciosas e frias do Atlântico Sul, o "Lobo Solitário" foi, finalmente,  encontrado por outro lobo-do-mar, o comandante Vilfredo Schurmann, da conhecida "família Schurmann", em associação com  pesquisadores da Univali, de Santa Catarina.     

Guggenberger era um herói de guerra, e havia recebido a cruz-de-ferro, entregue por Adolf Hitler, por haver, entre outras façanhas, afundado um porta-aviões inglês. 

O alemão era um comandante ardiloso. Tanto que, na noite de  30 de junho de 1943, quando o cargueiro da Lloyd Brasileiro S.S. Tutoia, embarcação de 1125 toneladas, navegava do Porto de Paranaguá para o porto de Santos, com 37 tripulantes e 750 toneladas de carga (café, batatas, chá-mate, madeira e carne salgada) o seu comandante foi enganado pelo alemão. 

O Tutoia era comandado pelo capitão Acácio de Araújo Faria, e navegava com todas as lâmpadas apagadas, para não ser percebido pelos alemães , que caçavam navios mercantes para afundá-los. 

Num certo momento, naquela madrugada escura e fria do mês de junho de 1943, perto da Ponta da Juréia, no atual município de Iguape,  o Tutoia recebeu uma mensagem em código Morse, por um canhão de luz, para que se identificasse. Prontamente o comandante sinalizou em resposta, pois imaginou tratar-se de um navio da marinha do Brasil em patrulha na área.

Um triste vacilo. Assim que se identificou como sendo um  navio mercante, respondendo ao sinal dos alemães, o Tutoia recebeu um torpedo que explodiu à meia-nau, junto à ponte-de-comando, o suficiente para partir o navio em dois. Ele desapareceu nas coordenadas 24°43´S-47°19´30´´W. Uma baleeira e duas pequenas balsas foram usadas pelos 30 sobreviventes. O comandante Faria morreu na hora da explosão do torpedo.  

Pois exatamente 18 dias após haver afundado o Tutoia o U-513 flutuava no litoral brasileiro quando foi avistado, por binóculos, muito do alto, pela tripulação de um avião patrulha (armado) da Marinha Americana, um Martin PBM Mariner, no caso uma unidade do esquadrão VP-74-P5, sob o comando de Roy S. Whitcomb, que havia decolado de um navio tender (USS Banegat). 

BOMBAS MK-44 ATINGEM O
SUBMARINO
Os americanos perceberam que aquilo que flutuava deveria ser um submarino. 


Provavelmente o submarino que havia afundado o Tutoia, o "Lobo Solitário, U-513. 

E era mesmo. O avião fez um círculo sobre as nuvens e baixou para o ataque. 

Os alemães perceberam a aproximação - havia muitos tripulantes na água banhando-se, provavelmente, e começaram a usar a bateria antiaérea.

Mas a tripulação do Martin teve muita sorte e conseguiu lançar seis bombas MK-44 (também chamadas de Lazy Dog Bombs). As bombas, de mergulho, afundaram e as explosões ergueram o "Lobo Solitário" sobre as águas. O submarino afundou em menos de um minuto.

MARTIN PBM
O U-513 tinha 46 tripulantes. Sete deles foram resgatados, inclusive o capitão Guggenberger, bastante ferido. 


O Martin, assim que lançou as bombas, ficou voando sobre o local e percebeu os sobreviventes, pediu apoio e outro avião veio e lançou botes salva-vidas. Os sete alemães foram resgatados vivos.

Como o velho lobo-do-mar alemão foi descoberto pelo avião americano? Também um vacilo. 


Ele fazia comunicações pelo rádio com a Alemanha e os sinais foram interceptados e deram a sua localização. Assim acabou o "Lobo Solitário", em 1943, lançado ao mar em 1941, com um saldo de seis navios afundados.

O capitão Guggenberger foi levado aos Estados Unidos, tratado e, depois, enviado ao campo de prisioneiros alemães Papago Park no Arizona, onde ficou até ser libertado em 1946, depois do fim da guerra.


PAPAGO PARK CAMP, ARIZONA
Em 1956 formou-se em Arquitetura e entrou no Colégio Naval de Guerra de Newport, nos Estados Unidos. e durante 4 anos foi contra-almirante das força da Otan. Entrou para a reserva em 1972.

DOCUMENTÁRIO

Segundo notícias da imprensa, o "Lobo Solitário" estava a 75 metros de profundidade. 


Está sendo feito um documentário que será lançado em alguns meses.  Pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) afirmaram que localizaram, na noite desta quinta-feira (14), o submarino alemão, prefixo U513, afundado na costa catarinense desde 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial. 


Ainda de acordo com a equipe, esta a primeira embarcação encontrada entre as 11 que foram afundadas no mar brasileiro no período da guerra.

Segundo Rafael Medeiros Sperb, pesquisador do CTTMar/Univali, que ainda está embarcado no veleiro Aysso, o encontro do submarino tem importância histórica. "Estamos felizes com o feito, mas ainda falta muita água até chegarmos em solo. Tudo vai depender do vento", disse ele ao G1.

A operação de prospecção oceanográfica começou no sábado (9) e deveria durar até sábado (16), mas o retorno da equipe foi antecipada em virtude do encontro do submarino. De acordo com Sperb, a embarcação foi encontrada nas proximidades de São Francisco do Sul (SC), por volta das 22h desta quinta-feira. 

O submarino está encalhado a 75 metros de profundidade. Segundo o pesquisador, foram afundados 11 submarinos alemães durante a 2ª Guerra Mundial em águas brasileiras. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem pesquisa para encontrar dados e informações sobre os locais dos naufrágios. 

Fontes: 
G1

FOTOS AVIÕES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário