Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TERRORISTAS DAS FARC ATACAM SEIS CIDADES AO SUL DO PAÍS E USAM CIVIS COMO ESCUDOS NOS COMBATES CONTRA O EXÉRCITO COLOMBIANO. As tropas militares estão cercando os guerrilheiros em uma região montanhosa de Cauca.

O desespero pelo cerco realizado pelo Exército está levando os terroristas das FARC a usarem civis como escudos nos combates com os militares. No último final de semana os bandidos atacaram seis localidades do Estado de Cauca, ao sul da Colômbia, matando seis pessoas e ferindo mais de 90. Além disso, invadiram casas da população indígena e usaram as pessoas como escudos nos combates com o Exército. 
EXÉRCITO CERCA AS FARC AO NORTE DE CAUCA

O presidente Juan Manuel Santos esteve na capital de Cauca, Popayán e ordenou que todas as casas que foram usadas como abrigos pelos terroristas sejam derrubadas, para que não sirvam de trincheira aos guerrilheiros.

O presidente anunciou que será urgentemente instalado um Batalhão de Montanha em Tacueyó para dar proteção às localidades.

Na madrugada de domingo na, região de Suárez, os habitantes acordaram com duas grandes explosões e casas se despedaçando. É que os terroristas explodiram dois veículos-bomba, um deles uma "chiva", uma espécie de jardineira (ônibus rústico) construído sobre o chassis de um caminhão e um dos transportes coletivos mais populares da Colômbia. As explosões destruíram e abalaram cerca de 500 casas.

CHIVAS SÃO JARDINEIRAS RÚSTICAS
Há diversos grupos das Farc (chamados de frentes) espalhados pelo território colombiano, próximos às fronteiras com o Equador, o Perú e  a Venezuela. 


Nas últimas semanas o Exército da Colômbia está cercando uma dessas frentes ao norte de Cauca, no sul do país, numa área relativamente próxima ao Equador.


Os terroristas, acuados, começam a resistir com violência maior que a usual, talvez porque, segundo fontes militares, o líder máximo das Farc, "Alfonso Cano", esteja na área, sendo caçado muito de perto.   

A região de Cauca tem 29 mil quilômetros quadrados, a maior parte entre duas cadeias de montanhas, a Cordilheira Ocidental e o Maciço Central. É uma área de difícil deslocamento, ao sudeste o Nevado de Huila, com 5 mil metros de altura.


Não é fácil a perseguição, mas também não é fácil a fuga, por é uma área de florestas e bem despovoada. O Exército da Colômbia está 600 homens na região, além de 50 militares de comandos especiais. As tropas estão perseguindo de perto os terroristas. 

A população está revoltada com  os bandidos, uma vez que demonstram desprezo pela vida dos camponeses e dos indígenas, matando-os sem piedade. A mim não surpreende essa viol~encia, pois para os marxistas os fins justificam os meios, e isso inclui matar os que não colaboram. 

Isso aconteceu aqui no Brasil na guerra de guerrilhas do Araguaia em que os terroristas, quando não conseguiam o apoio dos moradores da zona rural os matavam ou torturavam. Esses episódios de violência e crueldade da esquerda contra os civis quase nunca são narrados pelos que se dizem heróis das lutas de guerrilha. Para eles matar camponeses era uma forma de impor uma ordem se fazer obedecidos, comprando o silêncio da população que tinha medo de entregar os bandidos ao Exército Brasileiro porque poderiam ser mortos depois. 

O método usado pelas FARC na Colômbia é exatamente o mesmo, pois trata-se do mais elementar terrorismo. Como não conseguem mais obter a simpatia da população ( a Colômbia tem 45 milhões de habitantes e uns 6 ou 7 mil terroristas) pois esta não apóia mais a luta armada pois a Colômbia há muitos anos não mais uma ditadura,  vingam-se matando civis e. agora, usando-os como escudos. 

Espero ter a boa notícia de que em algumas semanas Cano seja derrotado militarmente.        

Foto "Chiva":
http://www.destinocolombia.com/esp/fotosopcional/172/CHIVA.jpg
Informações de El Tiempo: (Patricia Aley)
http://www.eltiempo.com/justicia/ataques-de-la-guerrilla-en-el-cauca_9866684-4

VIDEO DA DESTRUIÇÃO EM TORÍBIO E CORINTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário