Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MENSALÃO. JOÃO PAULO CUNHA, MAIS UM PETISTA CONDENADO POR CORRUPÇÃO, PECULATO E LAVAGEM DE DINHEIRO.



O deputado federal (PT-SP) João Paulo Cunha é mais um petista condenado a prisão fechada por conta do Mensalão. Pegou 9 anos e 4 meses. Há alguns meses eu era quase um descrente de que o julgamento do Mensalão chegasse a bom termo em 2012, tal a impressão de contaminação das instituições pelos interesses do partido.

Apesar de toda a corrupção que reina Brasil afora, do jeitinho, da impunidade, as 25 condenações já definidas, das quais 13 em regime fechado, são um sinal de que ainda há juízes no Brasil. Os ministros não fizeram mais que a obrigação quando julgaram crimes graves e aplicaram as penas merecidas. Mas a arrogância de alguns dos condenados, e a descrença de milhões de que a punição acontecesse, não impediu a Justiça. 

Os ministros não são heróis. São juízes exercendo seu trabalho. Estávamos tão desacostumados a isso! Parece incrível: punir corruptos de colarinho branco no Brasil é motivo de festa e alegria. Imaginem o nível em que as coisas estavam!

O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou quarta-feira (28) penas de 9 anos e 4 meses de prisão em regime fechado para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Como a pena é superior a 8 anos, o início do cumprimento será em regime fechado.

Na próxima quarta-feira o julgamento será retomado para definir a questão relativa à da perda de mandato imediata dos condenados, além de possíveis ajustes nas penas fixadas de prisão e de multa.

João Paulo Cunha foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A pena mais alta foi para o crime de peculato, de 3 anos e 4 meses de prisão. Nos outros dois crimes, as penas foram de 3 anos de prisão para cada um. As multas aplicadas chegam a R$ 360 mil.

Nas terras de Santa Cruz, a justiça tarda, mas não falha.


IMAGEM DE VEJA:
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/nas-redes-condenacao-de-joao-paulo-cunha-provoca-comemoracao-alivio-e-elogios-a-justica

Nenhum comentário:

Postar um comentário