Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PARA TER VERBA DO MINISTÉRIO DA CULTURA SALGUEIRO VETA ALA COM CRITICA A DIRCEU, INFORMA O BLOG DO GAROTINHO. O Extra também dá nota confirmando que houve alteração nas alas para “não criar polêmica”. Me engana que eu gosto!



Nestes  tempos em que as UPPs “pacificaram” os morros cariocas, estimulando o turismo da bandidagem para outras cidades do estado e mesmo outros estados, vizinhos, nem o Carnaval é mais como antigamente. Carnaval é folia despretensiosa, critica popular aos poderosos; quando o povo sofrido vinga-se dos larápios, corruptos e caras de pau.

Que a política, não vinda do povo como sátira, mas como oficialismo, havia chegado ao Carnaval já sabíamos, pois nos últimos tempos enredos trataram de figuras políticas populares ou polêmicas. Com bom financiamento oficial. 

Agora foi a vez da famosa e tradicional Salgueiro, que teve que mudar uma ala chamada “Quem vê cara não vê coração”, cujos componentes desfilariam com máscara de José Dirceu.

Segundo o blog do Garotinho, a escola pleiteou R$5 milhões ao Ministério da Cultura (Marta Suplicy, PT), via Lei Rouanet, mas teve que desistir de Dirceu! Muito bacana.

Diz o blog do Garotinho:  “A escola de samba Salgueiro, uma das maiores torcidas do carnaval vai mostrar no carnaval de 2013 um enredo sobre a revista Caras. Numa das alas, intitulada "Quem vê cara, não vê coração", os componentes salgueirenses usariam uma fantasia com uma máscara do chefe do Mensalão, condenado pelo Supremo, Zé Dirceu. A fantasia foi reproduzida até no site oficial do Salgueiro. Até aí o enredo dessa história não tem nada demais, o carnaval carioca sempre teve irreverência e crítica. 

Só que o Salgueiro recorreu ao Ministério da Cultura para poder captar R$ 5 milhões para o desfile, via Lei Rouanet (renúncia fiscal). O ministério comandado pela petista Marta Suplicy autorizou o pedido do Salgueiro, mas em troca a escola de samba teve que tirar a máscara de Zé Dirceu. Muito democrático! Essa é a verdade que está por trás da notícia do jornal Extra.

Ou seja, o governo do PT quer controlar a cultura e usa a política do "toma lá, dá cá" para censurar críticas aos "companheiros petistas". O samba atravessou nessa aí.” (Blog do Garotinho)

A notícia foi dada de um modo um pouco mais oficialesco pela imprensa, atribuindo à própria Salgueiro a censura à ala de crítica a Dirceu. Assim a nota foi publicada no Extra: “As escolas de samba, que já foram símbolo de irreverência e contestação, hoje fogem da polêmica como o diabo da cruz. O Salgueiro retirou de seu site a fantasia com a máscara do ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão.

“Houve um pedido da direção, para evitar polêmica. Mas é importante ressaltar que a fantasia foi idealizada bem antes do julgamento do mensalão - conta a carnavalesca Márcia Lage, que ao lado do marido, Renato Lage, assinam o desenvolvimento do enredo sobre a fama.

“Agora, o site traz a fantasia com a máscara do Coringa. No desfile, a ordem é trazer várias máscaras diferentes como personagens de história em quadrinhos e outros políticos para não focar só na figura de Dirceu.”(Extra)

NO LUGAR DE DIRCEU, O CORINGA.
DE CERTA FORMA...
BLOG DO GAROTINHO: 

JORNAL EXTRA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário