Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CASAMENTO DE FUZILEIRO DURA APENAS SEIS HORAS. FOI MORTO POR UMA TAÇA DE VIDRO QUEBRADA EM SEU BOLSO. E ele deixou um coração partido, talvez para sempre. A triste e curta história do casamento de Fábio Maciel e Geise Guimarães. (VÍDEO)


FÁBIO E GEISE
Algo que que aprendi em cursos de Semiótica da Cultura foi sobre as coisas que ajudaram a construir o imaginário humano. As raízes da Cultura. E entre elas, que não são muitas, está Alea, a sorte (ou o seu contrário, o Azar). Por mais que as coisas sejam planejadas, medidas, pesadas, calculadas, eis que surge a Sorte, ou o Azar, e mudam a nossa vida.

A história do sargento fuzileiro Fábio Jefferson Maciel, de 33 anos, e sua noiva e esposa Geise Guimarães, é uma história que envolve Alea. Assim como, sendo imprudentes podemos alcançar longa vida, tomando cuidado podemos não ir muito longe. Há algo que nos escapa ao controle.

Uns dizem Destino, outros Sorte, outros Azar, outros ainda lembram  de Karma, Fatalidade, ou da vontade de Deus. Seja como for, somos impedidos de penetrar em tais mistérios.

Li pelos sites e vi na Globo a breve notícia sobre a trágica morte de Fábio. O que dizer? As parcas, sempre as parcas, resolveram cortar o fio de sua vida. Elas trabalham sem parar, em Israel, em Gaza, em São Paulo, e na Ilha do Governador.

O que fazia Fábio? Festejava com seus amigos mais próximos e suas famílias o seu esperado casamento com Geise, após sete anos de namoro e noivado. Uma casa pronta. Uma linda festa. O futuro, enfim.

Que nada. Alea, de onde vem a palavra aleatório, esteve por perto, Azar, com a outra fatídica raiz da Cultura, que tanto nos assombra, incomoda e persegue: a Morte. Feliz, brincalhão, leio, Fábio estava caminhando pela calçada diante do local da festa de
seu casamento quando tropeçou e caiu.

Uma simples queda, um fuzileiro!; mas uma queda fatal. Como parte da tradição dos fuzileiros levava no seu bolso esquerdo da calça uma taça (tulipa) de vidro. Ou de cristal? E a taça quebrou-se.

Sangue. Muito sangue. Os cacos afiados penetraram em sua coxa e cortaram a veia femoral. Essa é uma veia quase temperamental. Não pode ser cortada. Jorra muito sangue. 200 ou 300 ml a cada minuto. Temos oito litros no corpo. Se o sangue não for muito bem estancado, em poucos minutos chega a Morte.

Apesar da tentativa de socorro, em dois locais, por volta das 2h30 Fábio estava longe de Geise. Longe e tão perto. Casou-se por volta das 20h30. Seis horas depois já não podia mais repartir sua alegria com a razão de sua felicidade.

A vida é assim, feita de altos e baixos. Alegria e tristeza. Nelson Rodrigues e Dostoiévski. Este texto é apenas a manifestação de minha perplexidade diante das surpresas da vida. Quantos de nós não temos histórias assim para lembrar, de sorte ou de azar, alegres ou tristes, doces ouamargas, que nos marcaram para sempre.

Que Deus esteja com Fábio, e dê forças a Geise.

PS. Fábio será enterrado hoje (22/11) em Manaus.


GEISE,             O LAR ESTÁ ONDE ESTÁ O CORAÇÃO


ELVIS PRESLEY.

Home Is Where The Heart Is

Home is where the heart is
And my heart is anywhere you are
Anywhere you are is home
I don't need a mansion on a hill
That overlooks the sea
Anywhere you're with me is home

Maybe I'm a rolling stone
Who won't amount to much
But everything that I hold dear
Is close enough to touch

For home is where the heart is
And my heart is anywhere you are
Anywhere you are is home

Maybe I'm a rolling stone
Who won't amount to much
But everything that I hold dear
Is close enough to touch

For home is where the heart is
And my heart is anywhere you are
Anywhere you are is home

Home, home, home, home, home


Nenhum comentário:

Postar um comentário