Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

DILMA MANDA "HOMEM DE LULA" CONTAR A LULA SOBRE A EXONERAÇÃO DA "MULHER DE LULA". Em suma, Gilberto Carvalho (posto no Governo por Lula) contou a ele sobre a exoneração de Rosemary Nóvoa (posta no Governo por Lula).


"LULA, NÃO TENHO UMA BOA NOTÍCIA PARA VOCÊ"
(Foto Ailton de Freitas, O Globo)
Leio no Globo que a presidente Dilma Rousseff  encarregou o ministro-chefe da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de contar para Lula sobre a exoneração de Rosemary Nóvoa de Noronha da chefia de gabinete da Presidência em São Paulo.

Gilberto está com Lula há muitos anos, e foi levado a Brasília da república de São Bernardo do Campo. Trabalha com Lula há décadas, é um dos homens de Lula no Governo. Foi mantido após a posse de Dilma, a pedido do ex-presidente.

Da mesma forma, Rosemary, chamada de Rose, foi colocado no posto por Lula em 2005, e mantida no governo por Dilma, também a pedido de Lula. Antes disso ela trabalhou 12 anos com José Dirceu. 

Leia na matéria de O Globo, essa complicada trama de interesses, nem sempre legítimos, muitas vezes escusos, o que resultou na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

BRASÍLIA - Um dia após a Polícia Federal prender seis pessoas e indiciar 12 na Operação Porto Seguro, a presidente Dilma Rousseff exonerou ou afastou do cargo todos os servidores acusados de participação em um esquema de corrupção em agências reguladores e órgãos federais. Entre os exonerados estão a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, nomeada para o cargo pelo ex-presidente Lula, e o segundo na hierarquia da Advocacia-Geral da União (AGU), José Weber Holanda.

Foram afastados do cargo os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dilma determinou que sejam abertos processos disciplinares contra eles nas agências reguladoras. As demissões foram anunciadas após reunião de Dilma com ministros e o advogado-geral da União Luis Inácio Adams, no Palácio da Alvorada.

A demissão de Rosemary foi tratada como um tema delicado no Planalto, pelas estreitas ligações dela com Lula e integrantes da cúpula do PT. Dilma encarregou o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de comunicar a Lula que sua ex-secretária seria demitida. Também coube a Carvalho conversar com Rosemary. Lula chegou neste sábado da Índia e conversou com Gilberto assim que desembarcou.

As exonerações e afastamentos devem ser formalizados na edição desta segunda ou terça-feira do Diário Oficial da União. No início da tarde deste sábado, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota afirmando que, por determinação da Presidência da República, todos os servidores indiciados na Operação Porto Seguro serão afastados ou exonerados de suas funções. A nota não cita nomes e especifica apenas que os diretores das agências reguladoras envolvidos no escândalo serão afastados e enfrentarão processo disciplinar. Eles não podem ser exonerados porque têm mandato.

A nota foi elaborada neste sábado de manhã em reunião de Dilma com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Gilberto Carvalho, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Durante a reunião, chegou um pedido de exoneração de Rosemary, que foi indiciada por corrupção ativa. O número dois da AGU pretendia fazer o mesmo. Assim, formalmente, eles devem ser exonerados “a pedido”. Politicamente, no entanto, o gesto perdeu peso, já que eles foram atropelados pela nota divulgada pela Presidência.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM O GLOBO: O TEOR É DE ARREPIAR:
http://oglobo.globo.com/pais/dilma-demite-chefe-de-gabinete-da-presidencia-em-sp2-da-agu-6821064


Nenhum comentário:

Postar um comentário