Qualquer semelhança... |
Depois que começou em dezembro de 2010 a chamada Revolta Árabe (ou Primavera Árabe), diversos ditadores já deixaram o poder. Muamar Kadafi ainda não foi derrotado, está há mais de seis meses dando trabalho aos rebeldes e à Otan (pilotados pelo populista Barack Obama), apesar da euforia de seus adversários.
Está na lista das rebeliões o ditador da Síria, Bashar al-Assad, mas enquanto o mundo está atento ao que ocorre na Líbia ele aproveita e manda tropas militares para abater civis desarmados.
A esquerda, como sempre tem atitudes estranhas. Chávez e outros protestam contra os ataques ao regime de Kadafi. Mas ninguém condena Assad que ataca civis. Isso ocorre porque outros ditadores da esquerda fariam o mesmo se tivessem seus regimes ameaçados, da Coréia do Norte, passando por Cuba e chegando a Caracas.
Os ditadores protestam contra a derrubada de Kadafi porque enxergam a si mesmos, amanhã. Silenciam diante das atrocidades de Assad, porque é o que fariam, amanhã.
Mas os humoristas e chargistas não deixam passar a oportunidade. Em poucos traços, e com alta precisão, expõem o caráter dos tiranos. Assad, defendido pelos poderosos, e muitas vezes escondido atrás da beleza de sua mulher Asma al-Assad, queridinha de publicações de famosos no Ocidente pela sua elegância, é desenhado de forma contundente. A seguir alguma charges muito boas coletadas na imprensa internacional. Claro que nas ditaduras (como na Venezuela) jornalistas e chargistas são perseguidos.
ESTAS E OUTRAS CHARGES PODEM SER VISTAS NOS SITES E BLOGS ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário