Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EXPLOSÃO TERRORISTA MATA 25 PESSOAS EM DAMASCO, SÍRIA. Mas quem explodiu a bomba: o governo ou a oposição? A vida de al-Assad no governo está chegando ao fim.

A EXPLOSÃO FERIU DEZENAS E MATOU, AO MENOS, 25 CIVIS.

A explosão de uma bomba em Damasco, matando 25 pessoas, perto de uma escola, e de um grande posto policial, no bairro central de Midan, indica bem o nível a que as coisas chegaram na Síria desde o início dos protestos contra a ditadura, há quase um ano.

Quem seria capaz de explodir uma bomba na rua, não diretamente em um quartel ou central de policia?

Vamos por partes, como faz o esquartejador:

1. o governo poderia mandar explodir uma bomba, por meio de seus agentes de segurança, para atribuir a culpa aos rebeldes. O governo é capaz disso pois é uma ditadura socialista. Socialistas são especialistas em atribuir aos outros o que eles mesmos fazem.

2. os islâmicos radicais que pretendem derrubar al-Assad e tomar o governo e implantar uma ditadura religiosa. Eles estão por trás da Primavera Árabe, e só quem acredita em duendes não vê isso.

3. soldados desertores do exército, infiltrados em Damasco, para desestabilizar o governo e forçar a queda de Assad por meio da geração de um clima de insegurança geral.

4. a própria Al-Qaida, que já havia operado na Líbia, para não perder a pratica.

Talvez existam outras possibilidades, mas as quatro indicadas acima são bastante razoáveis. Como já escrevi aqui, para mim Bashar al-Assad estará fora do governo muito depressa. Ele perdeu a condição de controlar o processo. No início ele reagiu muito duramente contra os protestos civis desarmados (ou que pareciam desarmados).

Lembrem-se os leitores de que logo após algumas semanas os civis desarmados já estavam bem armados e promovendo batalhas com os soldados de Assad. Isso, por si só, já é estranho demais, e indica a presença de outros fatores na rebelião.

Assad é do Partido Baath, que se diz socialista. De fato, é nacional-socialista, de inspiração nazista e pan-árabe. De qualquer modo, isso o deixa no mesmo campo do socialismo, pois nazismo alemão e socialismo não passam de primos ou irmãos siameses.

Uma coisa possa afirmar com certeza. A colocação de uma bomba perto de uma escola, para provocar danos reais é coisa tipicamente terrorista. Quem leu o manual do agora herói brasileiro, o terrorista Carlos Marighella, “Manual do Guerrilheiro Urbano” lembra das lições, quem não leu, se for curioso, aprenderá claramente de que se trata o terrorismo. Aqui no Brasil, muita gente no topo do governo sabe muito bem disso.

Na Síria, tanto o governo tem  interesse em criar o terror, para justificar  mais endurecimento, para manter-se senhor da situação, quanto os interessados em derrubá-lo. Se endurecer demais mais gente da população civil será afetada e reclamará. Ruim para o governo. Se não endurecer, isso estimulará mais atos terroristas. O que será ruim do mesmo modo. A população reclamará. De qualquer modo, desde o primeiro semestre do ano passado já morreram perto de cinco mil pessoas, entre civis desarmados, rebeldes armados e militares e soldados.

Assad meteu-se em uma situação sem saída. A única saída possível na Síria, hoje, é a saída de Assad. Para ele ficar terá que matar muita gente e isso talvez seja intolerável, mesmo para seus aliados.  

Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário