Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ QUER SAIR DA PRISÃO E APELA A DILMA ROUSSEF. Ela quer visitar o Brasil e Fidel Castro não deixa. Será que Dilma vai interceder junto ao fundador do Foro de São Paulo?

YOANI SÁNCHEZ 
QUER VISITAR O BRASIL,
FIDEL NÃO DEIXA
A blogueira cubana Yoani Sánchez quer sair de Cuba para participar de um documentário na Bahia, Brasil.

Como as autoridades não permitem que deixe o país, a blogueira gravou um vídeo em que faz um apela direto à Presidente Dilma Rousseff.

Apelo de mulher para mulher.

Yoani Sánchez é muito conhecida no mundo devido aos textos que escreve em seu blog Generación Y. Muita gente a considera uma dissidente do regime. Os cubanos que moram na Flórida (os verdadeiros dissidentes), a con-sideram uma traidora oportunista.

De fato, ela não é uma dissidente. Seu blog apresenta textos interessantes e que cumprem o papel de crônicas do dia-a-dia da vida dos cidadãos comuns na ilha-prisão. Mas restam muitas perguntas sem resposta.

Li, dela, certa vez (acesso às vezes o seu blog) a dificuldade que, segundo ela, é manter o blog no ar. Diz que escreve em casa em seu computador e depois manda CDs ou pendrives para um hotel para turistas. Apenas hotéis para turistas têm Internet liberada. Assim seus textos seriam postados.

Li e aceitei, embora tenha achado meio rocambolesco. Uma vez, duas? Mas driblar sempre a polícia política cubana é impossível. Havana é pequena demais e tem espiões demais.

Para mim Yoani, não necessariamente autorizada oficialmente pelo governo, pública o blog porque interessa ao regime manter uma imagem de que há uma certa liberdade de expressão em Cuba.

Na verdade, caros leitores, não há nenhuma liberdade de expressão por lá. As cadeias estão cheias de dissidentes e opositores. Os esquerdistas deslumbrados, da classe média ou da ata roda, aqui do Brasil, que vão a Cuba fazem o circuito turístico e são incapazes (têm antolhos ideológicos) de ver o que acontece.

Aquilo é uma decadência só. Tudo velho e caindo aos pedaços. E não tem nada a ver com embargo americano. Ora, eles não querem nada com os americanos, então está como querem. Cuba tem relações comerciais com 80 países. Ocorre que Cuba não tem nada para oferecer em troca, não tem produção agrícola, não tem indústria, não tem nada.

A única coisa da qual conseguem tirar dólares é do turista estrangeiro (hotéis espanhóis), Hugo Chávez (petróleo), e seus parentes que moram nos Estados Unidos e enviam mesadas quando possível.

Não estou falando do povo cubano, enquanto povo, mas do que a ideologia faz com um povo. Aquilo é um verdadeiro lixo. Uma ditadura vergonhosa.

Não sei se Dilma Roussef atenderá ao pedido de Yoani Sánchez sobre pedir a Fidel ou a Raúl para que ela possa vir ao Brasil. Parece que nossas autoridades gostam mais de curvar a espinha para os comunistas cubanos do que provocá-los. Mas como isso pode ser bom para Dilma, conseguir o que ninguém conseguiu, talvez ela o faça.


WENDY GUERRA, PODE ENTRAR E SAIR

Mas Yoani, pelo visto, agora, neste episódio, não tem em Cuba, o mesmo prestígio que aquela que gosta de ser passar por crítica, a escritora Wendy Guerra, mas que pode entrar e sair do país a qualquer momento. Basta fazer um beicinho.

Em Cuba, quem entra e sai à vontade da ilha-prisão, é porque é de inteira confiança.


YOANI SÁNCHEZ APELA A DILMA ROUSSEF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário