Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DILMA NO ESPETO. Foto de Wilton de Sousa Junior, do Estadão) vence o Prêmio Internacional Jornalismo (Fotografia) Rei da Espanha.Ou, a Presidência é um espeto.


Uma grande foto, como dizia o pai do Fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson, tem que ser feita no momento decisivo. É naquele tempo certo. Nem antes e nem depois, quando há a geometria perfeita, o fotografado está com a expressão ou o movimento adequado.

Li comentários azedos na imprensa, provavelmente de fãs da presidente ou de petistas indignados com a espetada sugerida por Wilton.

Uma foto é uma foto é uma foto.

Fotojornalismo é flagrante.

Foto ensaiada de gente fazendo a barbinha, com tudo controlado pela assessoria é mera propaganda. Ocorre que tem muita gente hoje no Brasil que não gosta da imprensa estando na situação, mas a utilizou bastante para dar estilingadas nos seus adversários, para seus próprios fins, quando estava na oposição. 

Do Estadão:

O fotógrafo Wilton de Sousa Junior, do jornal O Estado de S.Paulo, venceu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria Fotografia. Wilton Junior foi premiado pela foto da presidente Dilma Rousseff em que a imagem sugere que ela foi transpassada por uma espada, durante cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ).

A imagem foi publicada na edição de 21 de agosto de 2011 do Estado. O resultado foi anunciado hoje pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Segundo a Efe, o júri destacou, na foto de Wilton Junior, "a habilidade do fotógrafo para captar um instante de perfeita sincronização cujo resultado produz supresa".

A publicação da fotografia coincidiu com um momento delicado do governo Dilma, em que o PMDB, principal aliado, estava em conflito com o PT, partido da presidente, em disputa por espaço e troca da acusações que envolviam ministros dos dois partidos. "Eu buscava uma foto que sintetizasse o momento difícil que a presidente Dilma vivia. Tentei fazer a foto de mais perto, mas o resultado não ficou tão bom. Então, optei pela imagem mais distante", diz Wilton Junior, que tem 37 anos de idade, 19 de profissão e está no Estado desde 2001.

No evento, a presidente participou de uma cerimônia de entrega do espadins aos 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, na Região Sul Fluminense.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO ESTADÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário