Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O DIA DE FÚRIA DE MICHEL GOLDFARB COSTA. O administrador de empresas, que provocou um tumulto em São Paulo, na segunda-feira, agora é um foragido da Justiça. A história atribuída a Goldfarb lembra muito um filme com Michael Douglas, Falling Down (Um dia de fúria), em que um pacato cidadão, William Foster, enlouquece diante das pressões da vida e resolve virar um justiceiro. (PS. Atualização em 13/01 ao final)

MICHEL GOLDFARB COSTA (IMAGEM INTERNET)


Segundo a imprensa (G1), a Justiça de São Paulo decretou nesta terça-feira (10) a prisão temporária do administrador de empresas Michel Goldfarb Costa, de 34 anos, conforme o delegado Marcos Antônio Manfrim, do 26º Distrito Policial. 

Costa é suspeito de ter feito disparos a esmo e de provocar uma série de acidentes na manhã desta segunda (9) em São Paulo, além de balear um homem na barriga. A prisão foi pedida por três tentativas de latrocínio, tentativa de homicídio, disparo de arma de fogo e lesões corporais. 

Michel Goldfarb Costa mora em um condomínio em Cotia. Segundo sua namorada contou à imprensa, nunca foi violento, embora meio arredio à família. Teria tido uma desavença com vizinhos por causa dos seus muitos cães que incomodavam com latidos?

Mas por que teria saído com um colete à prova de balas e uma pistola 380 para promover o caos na cidade de São Paulo? A aventura de Goldfarb fez estragos em um trajeto de 25 quilômetros, começando em Moema e terminando na Ponte do Limão!

Será que Goldfarb, que gostava de ver filmes de madrugada, segundo a namorada contou ao delegado, gostava de ver Falling Down? Sabe-se lá.

INFORMAÇÕES DE G1:

O advogado de Goldfarb, Nicolau Aun Junior, disse que Michel, caso seja realmente o autor dos crimes, atirou para “não matar”. “Ele treinava tiro ao alvo e praticava muito. Ele atirou para não matar, atirou para assustar. Isso tudo falando no plano das hipóteses”, afirmou.

O advogado disse que Michel “evaporou” após deixar o carro na Marginal Tietê e até o início da noite desta terça não havia feito contato. Ele diz temer pela vida do cliente. Nicolau conta que Michel tinha uma arma de ar comprimido e alvos em casa. Aprendeu a atirar quando esteve em kibutz em Israel. O advogado defendeu o caráter do cliente. “Ele tem 12 cachorros vira-latas que pegou na rua. Eu nunca vi alguém gostar de cães e ser uma má pessoa.”

(Sem brincadeira, mas o advogado se esqueceu de Hitler).

Câmeras

Conforme a matéria do G1, o delegado Manfrim diz que duas câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderiam ajudar a identificar a ação do criminoso, mas estavam desativadas. Não funcionava uma câmera na Avenida dos Bandeirantes, próximo do local onde o suspeito abandonou seu Corolla e roubou o primeiro carro, segundo a polícia. Também não estava em operação uma câmera da CET na esquina da Avenida Tancredo Neves com a Rua Nossa Senhora das Mercês, onde outro veículo foi roubado e o autor do crime fez disparos.

Saiba mais

Na segunda-feira, a Polícia Civil anunciou que Costa deve ser indiciado por tentativa de homicídio, roubo e disparo de arma de fogo. Costa é também artista plástico e mora em um condomínio de luxo em Cotia, na Grande São Paulo.

Para a polícia, Costa foi quem causou todos os acidente durante a manhã. Quatro pessoas já o reconheceram por foto. Segundo as investigações, ele bateu em pelo menos dois carros e um ônibus, baleou um homem na barriga e feriu outro de raspão.

O delegado responsável pelo caso, Marcos Antônio Manfrim, disse acreditar que o administrador tenha tido um "surto psicótico". "Aparentemente não há motivação, a não ser um surto", afirmou. O policial acrescentou que ao menos 20 tiros foram disparados.

A namorada de Costa prestou depoimento nesta segunda. Ela o descreveu como uma pessoa fechada, com poucos amigos, quase nenhum contato com a família e que não trabalhava. "Ele aplicava dinheiro na Bolsa de Valores", segundo o delegado.

A mulher contou à polícia que tudo começou às 4h desta segunda. Costa era conhecido por ter mais de dez cachorros, e eles começaram a latir nesse horário - o casal havia ficado acordado até tarde vendo filmes. O administrador teria ficado com medo de que a casa tivesse sido invadida. "Ele teve uma briga recente com o vizinho em relação ao barulho [dos cães] e teria sido ameaçado", disse Manfrin. "Quando a namorada dormiu, ele [Costa] saiu de casa deixou tudo aberto, as portas abertas. Ele saiu de carro, vestindo o colete e com a arma em punho."

A relação dele com a namorada era boa - o casal está junto há quatro anos e se vê aos fins de semana, segundo o depoimento. "O surto não ocorreu por conta de uma briga", afirmou o delegado-adjunto Dalmir de Magalhães.

'Dia de fúria'

O tenente da Polícia Militar Guilherme Willian Pacheco definiu a ação como um "dia de fúria". Segundo ele, a ação "foge do padrão de um assalto". “Ele em um dia de fúria e loucura teria pego uma arma e um colete e efetuado vários disparos em via pública”, afirmou.

Os policiais descobriram a identidade do suspeito após constatarem que ele é o dono do Corolla encontrado na Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul.

O Corolla, após derrapar, foi visto pela primeira vítima do criminoso, o taxista Elias da Silva, de 37 anos, que levava uma passageira para o aeroporto. Ele parou no semáforo e foi abordado pelo homem armado com uma pistola calibre 380.

Para o tenente, a ação foge do padrão, segundo relato das testemunhas que estiveram presentes durante todo o dia no 26º Distrito Policial, no Sacomã. “Em nenhum momento ele falou 'desce, que é um assalto', como a gente costuma ver. Ele atirou, depois tirava a pessoa de dentro do carro. Foge do padrão de um roubo normal."

Ação

Em alta velocidade, o criminoso que havia roubado o táxi nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, colidiu com um Fiat Brava na Avenida Presidente Tancredo Neves, próximo da Rua Nossa Senhora das Mercês. Um Fiat Idea também foi atingido.

"Eu só ouvi a pancada. Foi tão forte que eu pensei que era um caminhão. Só pensava no meu filho”, afirmou David Neves, técnico em instalação de TV a cabo, que dirigia o Fiat Brava. A mulher dele, de 28 anos, e o filho, de 2 meses, tiveram que ser levados ao Hospital Cruz Azul, mas passam bem.

Depois da colisão, o criminoso deixou o carro e saiu atirando para todos os lados. Ele baleou o motorista de uma EcoEsport e tentou fugir no carro, mas não conseguiu. Posteriormente, o criminoso atirou contra um Logan. “Acho que ele queria o meu carro para fugir”, disse o engenheiro Ademir Carlos Guerretta, de 61 anos, que ia para o trabalho no Logan. O tiro atingiu o engenheiro de raspão no braço.

O ladrão abordou, então, a professora Ivete Souza Cruz, de 48 anos, que estava no Polo prata. “Ele atirava a esmo. Ele deu um tiro na maçaneta e tentou me tirar com cinto e tudo. Ele me arrancou do carro. Não tinha percebido que ele estava ferido, mas estou com a roupa toda suja de sangue dele”, disse a professora.

À frente, já próximo à Rua Vergueiro, ainda na Avenida Presidente Tancredo Neves, ele colidiu com um ônibus. Para prosseguir em fuga, um Ford Ka foi roubado, com o qual seguiu até o Parque Dom Pedro, no Centro de São Paulo. Nesse ponto, ele roubou um Celta e seguiu até a Ponte da Casa Verde. Depois, desapareceu.

O motorista da EcoEsport foi levado para o Hospital Heliópolis, onde passou por uma cirurgia. Segundo um familiar da vítima, a bala perfurou a barriga e ficou alojada na perna

Do primeiro crime até a Marginal Tietê, foram cerca de 25 km por ruas e avenidas movimentadas da capital. Foram mais de 20 tiros disparados e duas pessoas feridas. Em nenhum momento, o homem foi perseguido ou parado pela polícia.

Namorada estranhou

A namorada de Michel Goldfarb Costa, suspeito de atirar a esmo e roubar quatro carros na manhã de segunda-feira (9), demonstrou perplexidade ao saber das ocorrências em que ele estaria envolvido, segundo o delegado Dalmir de Magalhães, do 26º Distrito Policial, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. Ela conversou com policiais na tarde de segunda na casa em que ele mora em Cotia, na Grande São Paulo. O nome dela não foi divulgado.

“A namorada se mostrou perplexa com a conduta [do namorado], mas alegou que ele não é uma pessoa voltada para a violência”, disse Magalhães. De acordo com o delegado, ele é uma pessoa “distante da família”.

LEIA TUDO SOBRE O CASO EM G1:


AQUI, CENAS DE FALLING DOWN (UM DIA DE FÚRIA)



O CAOS DO TRÂNSITO



NÃO TEM CAFÉ DA MANHÃ



COMPRANDO ARTIGOS DE GUERRA






VEJA AQUI ENTREVISTA DE GOLDFARB AO
G1 EM 13 DE JANEIRO, NA DELEGACIA: 




clique no link para a entrevista de Michel:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/minha-vida-esta-em-risco-diz-suspeito-de-acidentes-em-sp.html

2 comentários:

  1. Essa informação de que ele aprendeu a atirar quando foi a Israel não procede!

    Segundo seu pai, Carlos Roberto Zidel Costa, o filho fez curso militar no Iraque.

    Bem, de duas uma, ou foi para o Iraque engajado no exército de Israel ou a serviço do Exército dos EUA, para de prêmio ganhar a cidadania norte-americana!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Leda

    Pois é, o passado é meio nebuloso. Parece que tem algumas aventuras. Pelo afastamento da família, talvez seu pai tenha se enganado quanto ao país.
    Gutenberg

    ResponderExcluir