Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"EU SOU MUAMAR KADAFI. NÃO ME MATEM". Os rebeldes mentiram ontem pela manhã. Kadafi não foi morto em combate. Foi friamente assassinado, após ser torturado.

QUANDO DETIDO, KADAFI ESTAVA VIVO.
DEVERIA TER SIDO LEVADO A JULGAMENTO, NÃO EXECUTADO

APÓS A LUTA KADAFI SE ESCONDEU NESSA TUBULAÇÃO.
ESCREVERAM: "AQUI SE ESCONDEU O "RATO" KADAFI. DEUS É GRANDE" 

APÓS SUA CAPTURA MOSTRARAM SUA PISTOLA BANHADA A OURO.
MATARAM UM HOMEM DESARMADO.

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE KADAFI FORAM:
"NÃO ATIREM EM MIM. NÃO ATIREM EM MIM"
OU: "NÃO ME MATEM!".

Foto Anjun Naveed / AFP

Algumas pessoas ficaram chocadas com o desfecho da luta na Líbia, entre elas eu. Sei que isso pode não significar grande coisa, mas a forma como a notícia da morte de Muamar Kadafi foi propagada nos leva a fazer algumas reflexões. Evidentemente fiquei chocado, não pela derrota de Kadafi, sou contra os tiranos, mas pela forma selvagem como foi morto. 

Não lutam pela liberdade e pela democracia na Líbia, apenas lutam pelo poder. Os novos governantes poderão ser tão cruéis quanto Kadafi. 

O sistema eletrônico ao que ao qual está conectada a Internet é muito rápido. Assim que saíram as primeiras informações vagas sobre a morte do ditador, não havia imagens; apenas fontes rebeldes imprecisas dizendo que Kadafi teria sido morto ao tentar fugir de Sirte em uma ambulância, em um comboio militar atacado por rebeldes e pela Otan.


E uma coisa chama a nossa atenção: a dificuldade de quem lida profissionalmente com informações perceber o que de fato aconteceu na Líbia. O engajamento ideológico (anti-americano, anti-Kadafi; pró-esquerda, pró-islâmicos; crença na chamada primavera árabe) e outras filtragens impedem que as coisas sejam vistas de forma simples, como de fato são.


1. rebeldes e Otan atacaram um comboio.
2. no comoboio estava Kadafi.
3. nem rebeldes nem otan sabiam que ele estava em fuga.
4. ao fugir, perceberam que era ele
5. foi perseguido e caçado
6. foi exibido, torturado e morto


Não há confusão, não há mistério. A análise da cobertura de ontem, desde a manhã mostra como os fatos se encaixam no tempo de forma sincrônica. Pode ser que os rebeldes locais que o capturaram o tenham matado por decisão própria. Pode ser que tenham se comunicado com Trípoli e recebido a ordem para a execução. 


Uma vez morto, evidentemente isso enfraqueceria qualquer possível reação de kadafistas. Mas isto ainda saberemos. Isso sim é que não sabemos: os chefes supremos rebeldes sabiam ou não da captura? A Otan ficou sabendo disso antes da morte de Kadafi? Essas são questões importantes.


O presidente americano, "Baback" Obama disse que agora os tiranos devem se sentir inseguros. Isso é uma ameaça de caçar a matar ditadores? Que frase estranha, logo vindo de um Nobel da Paz. ). As metralhadoras da Otan fazem " paz, paz, paz, paz, paz e pessoas vão morrendo..." 


COMBOIO

O comboio teria sido atacado por aviões da Otan e Muamar Kadafi (que estaria ferido) teria tentado fugir, sendo perseguido e, em troca de tiros, escondido em uma tubulação, teria acabado morto com tiros na cabeça e no abdome. Isso, de fato poderia ter acontecido. Mas não aconteceu. 


Mais tarde um pouco a TV árabe começou a postar vídeos e imagens feitas com celulares de um grupo agredindo um sujeito de uniforme militar e bem atordoado e machucado, mas vivo e consciente. Era Muamar Kadafi. 

Portanto, Kadafi não fugiu e se escondeu e morreu após um combate. Ele fugiu, foi preso e desarmado. Numa das fotografias de ontem um rebelde aparece exibindo uma pistola de ouro, a pistola de Kadafi,

Um ou dois vídeos mostram Kadafi sendo agredido possivelmente com coronhadas e sendo tirado de cima de um capô de um jipe e levado, quase arrastado, para algum lugar. Segundo o que se esperaria de gente armada levando um sujeito desarmado é que ele fosse algemado e preso, e levado a julgamento em Tripoli. Ainda mais pela pressão da Otan e internacional.

Mas não foi o que aconteceu. Em algum momento após aquelas imagens (outras imagens ainda acabarão surgindo, pois os rebeldes parecem ter feito questão de documentar a selvageria) Kadafi foi morto com um tiro na cabeça. Ainda ficaremos sabendo toda a verdade. 

Sei que muita gente dirá: "azar o dele, foi um ditador crueal". Pois é, por tal motivo estaria sendo combatido. Essa era a desculpa. Mas não creio nisso nem um pouco. Ele estava sendo combatido porque grupos islâmicos radicais têm interesse em controlar a Líbia e seu petróleo. E tais grupos tratam as pendências pela Lei de Talião. Violência chama violência. O presidente do Egito não foi morto porque não houve uma guerra civil como na Líbia. O próprio Exército egípcio acabou levando o ditador Mubarack à renúncia e prisão, para julgamento.


Cristãos e democratas deveriam lamentar a violência do regime de Kadafi, assim como lamentar que os vencedores tenham preferido executá-lo sumariamente, após tortura, sem julgamento.  Não adianta dizer que ele foi cruel. A superioridade da democracia é levar os cruéis a julgamento. Ele morto rapidamente com um tiro na cabeça não teve um julgamento justo, no qual seria condenado a muitos e muitos anos de prisão. Na prisão poderia refletir sobre suas maldades. E isso estimularia a confiaça nas leis impessoais. Agora resta a voluntariedade e a força agindo soltas na Líbia. 

A morte violenta de Kadafi prisioneiro (seria diferente se fosse em combate) é um péssimo sinal para o recomeço da Líbia, e estimulará o comportamento mimético. Mais gente armada achará não que luta para restabelecer ou criar uma democracia, em algum lugar, mas para ser um justiceiro dotado do poder de vida e morte sobre o próximo. Foi assim que militantes esquerdistas se tornaram terroristas assassinos no Brasil, com a desculpa de combater a ditadura. Dezenas de inocentes morreram em nome disso. 


Nunca isso é um bom começo.


VEJAM AQUI OUTRO VÍDEO DE SIRTE.
KADAFI ESTAVA VIVO QUANDO FOI CAPTURADO




IMAGENS DA TV ÁRABE E DO JORNAL ALEMÃO BILD.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário