Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

LIBERAÇÃO DAS DROGAS É ETAPA PARA A DISSOLUÇÃO SOCIAL.


A farsa em torno da liberaçâo das drogas


Mina Seinfeld de Carakushansky*




Nos últimos dois anos, o Brasil tem recebido freqüentes visitas de figuras mundialmente conhecidas, que aqui vieram juntar-se a políticos  proeminentes,  em reuniões onde a tônica é a defesa da liberação das drogas hoje ilegais.
Cabe lembrar que a nossa legislação de drogas é uma das mais liberais do mundo, já que a Lei Nº 11.343, de 2006, restringe somente o tráfico de drogas. O usuário vale-se da lei apelidada de “Ai, Ai, Ai”: o usuário recebe apenas uma simples admoestação do Juiz. Na prática, isso equivale a uma descriminalização das drogas.
Coincidentemente ou não, o consumo de drogas aumentou no Brasil, enquanto em alguns países o uso está em queda.

Cabe lembrar dois exemplos importantes: o da Talidomida e o do tabaco.  A Talidomida foi retirada do mercado em 146 países, apesar de seus excelentes efeitos sedativos, pois ao ser consumida por mulheres grávidas, ocasionou o nascimento de crianças com atrofia dos membros ou problemas cardíacos. Hoje a Talidomida é proibida para mulheres em idade fértil. 
Como consequência de todas as guerras do século 20, morreram 80 milhões de pessoas. Nesse mesmo século, por causa do consumo do tabaco morreram 100 milhões. Quase todas essas mortes teriam sido evitadas se os malefícios do tabaco tivessem sido precocemente divulgados de modo amplo. 

Nos debates sobre as drogas que hoje são ilegais, jamais são mencionados os riscos diretos à saúde, a toxicidade para diversos órgãos do corpo e, mais importante que tudo, o fato de que as drogas psicoativas causam dependência.
A ciência já mostrou, através de dezenas de milhares de trabalhos científicos catalogados e com a chancela de associações médicas internacionais, que o uso de maconha está associado a muitas doenças, prejudica a imunidade, e deslancha o ataque cardíaco, além de muitos transtornos mentais graves. O uso de maconha está associado também a vários tipos de câncer, inclusive ao câncer congênito em bebês e provavelmente também danos genéticos. Sabe-se com certeza que os estimulantes como cocaína e anfetamina causam derrame, ataque cardíaco, psicose, comportamentos perigosos e até criminosos quando o usuário de alguma dessas drogas está ao volante.

Se tudo isto está bem documentado e é amplamente aceito pela comunidade médica internacional, por que então não se diz claramente que o uso de drogas deve ser evitado, e não ser considerado como um hábito a ser tolerado? 
Na Austrália, país que tem uma política de saúde leniente na área de drogas psicoativas, é de cerca de 70% a taxa de infecção por hepatite C da população dos que usam drogas intravenosas. O número de pessoas com esquizofrenia paranóide crônica tem também aumentado drasticamente nas últimas décadas, devido ao uso da maconha e das anfetaminas. Ambas são toxinas para o cérebro, e está demonstrado que os seus danos se multiplicam e se complementam entre si, quando elas são usadas em conjunto. 

Deve-se sempre lembrar que estas drogas causam dependência. Isto significa que a demanda por cada uma delas é, por definição, inesgotável, o que torna nula qualquer argumentação – comum entre os legalizadores – no sentido de que o Governo vai conseguir controlar a quantidade ou a qualidade das drogas fornecidas. Aumentando o uso de drogas, tanto em termos do número de indivíduos expostos a elas, quanto em termos de exposição por unidade individual, as complicações que antes eram raras, tornam-se cada vez mais comuns. 

Como é possível defender a legalização das drogas nas rodas elegantes ou boêmias, com um olho no uso recreativo das drogas, e ao mesmo tempo fechar os olhos para os males que elas causam e para a quase inglória luta do nosso sistema de saúde pública para atender, mesmo de forma mínima, às necessidades já existentes na população, que não são poucas?
Tenho visto intelectuais e bem-pensantes defender a legalização das drogas, mas nunca vejo esta posição numa mãe ou um pai que tem um filho dependente.

* Diretora da World Federation Against Drugs e da Drug Watch International
Texto reproduzido do site do Jornal do Brasil 
http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/03/09/a-farsa-em-torno-da-liberacao-das-drogas/

comento:

A ligação do ser humano com as drogas perde-se no tempo. Provavelmente, há dez ou quinze mil anos, grupos utilizassem certas drogas alucinógenas em certas datas do calendário religioso, em rituais especiais. Mas é bom observar que todas as sociedades regulam fortemente ou proíbem o uso das drogas. E deve ser assim mesmo, pois nada funcionaria onde todos ficassem ligados ou alucinados o tempo todo. Além dos aspectos abordados pela autora do texto.
O que pouca gente repara é que, especialmente nos países livres, nas sociedade abertas, é que há forte consumo de tais drogas e até incentivo aos seu uso. Geralmente essas verdadeiras campanhas partem de gente da esquerda, ou de liberais. A ironia é que, onde a esquerda controla mesmo o poder, como nos regimes totalitários, os usuários são presos, os traficantes mortos. Conforme o filósofo Olavo de Carvalho, a dissolução do tecido social é o que se pretende. 
A liberação das drogas é bandeira sempre para preparar terreono para o assalto ao poder. Depois a coisa muda de figura. Esse filme é bem antigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário