Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

MINISTRA NEGA PROBLEMAS COM MILITARES PARA CRIAR A COMISSÃO DA VERDADE

17/03/2010 
Gabriela Guerreiro
de Brasíla
A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) minimizou nesta quinta-feira o embate dentro do governo federal em torno da criação da Comissão de Verdade. Rosário disse que não há "cisão" entre os militares e o governo sobre a comissão, mas reiterou ser prioridade do Executivo que as investigações a respeito dos crimes de tortura na ditadura militar (1964-1985) saiam do papel.
"Não há nenhuma cisão. O ministro Nelsom Jobim [Defesa] está trabalhando junto conosco nesse resgate da democracia", afirmou. Durante audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado, a ministra disse que o "único sentido" da Comissão da Verdade é descobrir o que houve com desaparecidos políticos da ditadura.
"Nós queremos saber com cada um que participou da luta democrática no Brasil. E apenas para isto, apenas com o sentido de encontro, reconhecendo que todas as instituições parlamentares, e inclusive as instituições das Forças Armadas da atualidade, são instituições vocacionadas para a democracia."
Em setembro, o Comando do Exército enviou documento ao Ministério da Defesa em criticando a Comissão da Verdade. O texto alega que "o argumento de reconstrução da história parece tão somente pretender abrir feridas na amálgama nacional". Os militares alegaram ainda que "é improvável chegar-se realmente à verdade dos fatos" com a comissão.
Leia mais sobre o assunto na Folha de S Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/poder/890030-ministra-nega-cisao-com-militares-por-comissao-da-verdade.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário