Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

SOBRE CUBA. SOBRE CHE. ONDE ESTÁ A VERDADE?

Fidel Castro formou um grupo de guerrilheiros, haviam outros grupos em Cuba naquele tempo (1959), para derrubar o ditador Batista. A soma dos esforços resultou na derrota do ditador. Em seguida, após outros revolucionários perceberem as reais intenções de Fidel de implantar uma ditadura comunista em Cuba, iniciou-se verdadeira guerra civil, no Vale Camaguey, onde democratas lutaram contra Fidel. Só nesses poucos anos Fidel mandou fuzilar 17 mil compatriotas.

Che Guevara, um aventureiro argentino, aquele que matava sem perder a ternura, foi nomeado chefe da principal prisão polítca cubana, onde mandava matar, com prazer. Foi depois nomeado ministro do Planejamento, praticamente destruíndo a economia cubana.

Isso é informação que qualquer pesquisador sério sabe, pois existem muitos dados nos arquivos da ONU sobre a economia cubana nos anos 50/60. Cuba tinha, apesar da ditadura cruel de Batista, um altíssimo índice de alfabetização. 

Como Che incomodava os planos de Fidel foi mandado à África, ao Congo, para revolucionar. Saiu de lá derrotado e humilhado. Há depoimentos de ex-revolucionários que eram militares, na faixa hoje de 75 a 80 anos, que dão conta do absoluto despreparo militar de Guevara.

Para que não ficasse perturbando na ilha, após a derrota africana, foi mandando à selva boliviana com 12 companheiros. Na Bolívia foi abandonado até pelo PC boliviano. Morreu a tiros, como gostava de fazer aos outros. Fidel, que nunca foi bobo, transformou então Che (morto) num herói nacional.

Cuba hoje está demitindo 1,5 milhão de trabalhadores, por incompetência do sistema  econômico socialista.  Agora os Castro esperam que os cubanos virem-se por si mesmos, sejam empresários! Ele que despreza a livre iniciativa.
Não há a menor liberdade, a não ser a de concordar com os donos da fazenda, os irmãos Castro.  

Há centenas de referências sérias de pesquisa sobre Cuba, não de propaganda vagabunda de um sistema falido e cruel imposto ao povo cubano. Basta ler o livro do poeta Armando Valladares (capa ao lado), ou  do jornalista Fontova (ver capa acima).
Quem engole a verdade oficial do governo cubano como verdade, ou sabe disso e repassa, releva que para ele então os fins justificam os meios, ou é um absoluto incauto despreparado.
Pesquisando na Internet localizei um excelente vasto material didático sobre Che Guevara, para crianças.  Basta procurar, por exemplo, por  CHE GUEVARA,  A HISTÓRIA DO GUERRILHEIRO. Vai aparecer muita coisa para reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário