Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

Oh! BUCÉFALO ANÁCRONO! Ou: mais um desabafo de Rui Barbosa.

http://www.casaruibarbosa.gov.br/paracriancas/rui.asp
OBRIGADO, MINISTRA! 








"Na história, provavelmente uma ficção, Rui Barbosa surpreendeu o gatuno e lhe disse: "Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada". O ladrão, confuso, apenas perguntou: "Dotô, eu levo ou deixo os pato?"

Bom humor à parte, a divertida narrativa ilustra muito bem o quanto os ruídos na comunicação podem ser nocivos. Ao lê-la, foi inevitável estabelecer analogia com as recentes acusações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à mídia e aos brasileiros, aos quais imputou culpa, respectivamente, pela divulgação apenas de más notícias e por macular o nome do País no exterior.
Sem entrar no mérito da liberdade de pensamento e expressão, que garante à imprensa e aos cidadãos a plena e legítima prerrogativa de externar seus sentimentos e percepção da conjuntura política e socioeconômica, um fato é incontestável: com todo o respeito que merece por sua trajetória como líder sindical, fundador de um partido político, parlamentar e presidente da República, incluindo ações positivas em sua administração, Lula deixou de considerar algo fundamental nas críticas à mídia e aos brasileiros que viajam a outros países: seu governo não tem uma política pública de comunicação. E esta, numa era em que informação é o bem mais precioso da humanidade, é tão importante quanto a economia, a saúde e o ensino." 
Leia o texto completo sobre "Quem paga o pato dos ruídos na Comunicação", de Marco A. Eid, em:
http://www.institutocidadania.org.br/__paulosaab/Html/_articulistas/_eid_artigos/eid_250607.htm

Um comentário: