Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

“MUDARIA O NATAL OU MUDEI EU?" Ou: onde anda o velho e bom Jornalismo?

Leia e reflita sobre como o Jornalismo está emburrecendo e se entregando, sem resistência, à lógica do pensamento politicamente correto, que não passa de um tipo de tirania que se exerce sobre a imprensa, formadores de opinião, igrejas, e segmentos sociais que expressem visões de mundo diferentes da sua. 

A tirania do politicamente correto é danosa à Sociedade porque impõe o silêncio, a censura sobre a discussão de valores e intefere no uso que as pessoas fazem das palavras, manipulando a percepção dos fatos do mundo. 

Quando um jornal centenário como O Estado de S Paulo publica uma matéria tão idiota como essa comentada por Julio Severo, tão afastada das tarefas do Jornalismo, quando a redação se rende ou está infiltrada por militantes, percebe-se o quanto um jornal como esse decaiu. 
Nunca, nos tempos de Claudio Abramo, isso seria feito ou permitido.

Assim como membros de partido tomam de assalto empresas públlicas, autarquias, ministérios, fundações, também ativistas militantes ocupam o lugar que antes seriam reservados a repórteres e jornalistas de verdade.

Desde quando deveria ser tema de matéria uma universidade de caráter religioso distribuir Bíblias aos seus alunos iniciantes? Notícia seria se distribuísse o manual de guerrilha urbana do Marighella.  Talvez ninguém também estranhasse se fossem cópias do Kama Sutra, ou a biografia da Bruna Surfistinha.

Não assino o Estadão que, durante décadas, entrou na casa de meu pai. Se o assinasse, cancelaria a assinatura. Tornou-se um jornal intragável, tanto quanto o seu concorrente maior de São Paulo. Puro lixo. 

Desse modo, o Jornalismo deixa de ser uma prática na qual se questionam fatos e ideias, para transformar-se em uma rua de mão única,  em simples órgão de propaganda, ou instrumento de censura e opressão.   

Mudaria o Jornalismo ou mudei eu? 

O título do post faz referência ao poema de Machado de Assis "Soneto de Natal"

Julio Severo 
28/02/2011
A Universidade Mackenzie deveria parar de distribuir Bíblias para seus próprios estudantes? No que depender dos sentimentos do jornal Estadão, a resposta parece ser sim, de acordo com uma matéria tendenciosa que diz:

"Os calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie ganharam no segundo dia de aulas um kit contendo mochila e uma Bíblia com o logotipo da instituição. “É desejo do Mackenzie que você encontre aqui não só conhecimento humano, mas que você conheça a Deus, relacione-se com ele e encontre alegria nesse relacionamento”, diz a universidade no texto de apresentação.

Além do Antigo e do Novo Testamento, o livro, em formato de bolso, traz informações sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil, que controla o instituto responsável pelo colégio e pela universidade — descrita como “cristã, fiel à cosmovisão reformada e, ao mesmo tempo, comprometida com um ensino
de qualidade, em ambiente de liberdade acadêmica e ausência de discriminação”.

Os novos alunos também foram recebidos pela direção, coordenações de curso e professores. Um dos que deram as boas-vindas foi o reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, chanceler do Mackenzie. Em novembro, a
universidade publicou em seu site um manifesto assinado pelo líder religioso em que ele se posiciona contra a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, cujo objetivo é criminalizar a homofobia.

Após polêmica na internet e entre seus alunos, a universidade retirou do ar o texto do chanceler. Ele estava no site para “servir de orientação à comunidade acadêmica”. O manifesto desagradou ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) do
Mackenzie e motivou a realização de um protesto que reuniu cerca de 300 pessoas em frente ao câmpus da Rua Itambé, na região central de São Paulo."

Estadão parece pensar que não faz sentido uma universidade evangélica distribuir Bíblias para seus estudantes.
Nessa lógica, fará sentido uma laranjeira produzir laranjas? Fará sentido uma macieira produzir maçãs?
Leia o texto integral de Julio Severo no blog Cavaleiro do Templo:  http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário