Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SUN TZU E A ARTE DA ENGANAÇÃO: HADDAD, KASSAB E OS PALHAÇOS. Se algum dia surgir um Código de Defesa do Eleitor Enganado, ou um Conar para Propaganda Eleitoral Enganosa, deveremos isso a Sun Tzu.


ESSE PODERIA SER VOCÊ?
Os chineses são muito sagazes. Sun Tzu era chinês; logo, Sun Tzu era sagaz. E muito, muito habilitado a fazer análises e previsões. 

Desde antes de Cristo Sun Tzu já observava os poderosos e seus interesses, tendo escrito um livro chamado  “A Arte da Guerra”.

“A Arte da Guerra” serve agora de modelo para marqueteiros escreverem sobre como vender sabonetes; psicólogos ensinarem a conquistar alguém em dez batalhas sem sangue; relações públicas a arriscarem “A Arte da Sustentabilidade”, e escritores de auto-ajuda a produzirem títulos como “Como ser feliz sem ser infeliz”. 

Sun Tzu, como notaram, pode ser, como todo sábio chinês, onipresente.

ELEITOR PALHAÇO

Mas a questão aqui, que me fez lembrar o mestre Tzu, foi o comportamento dos políticos envolvidos nas eleições paulistanas. Bem conforme a música “O samba do crioulo doido”. Sem que leiamos Sun Tzu é impossível compreender a habilidade, agudeza e sutileza do comportamento de, por exemplo, Haddad, Kassab e Maluf.

O prefeito Kassab, até poucos dias, era um dos alvos preferidos das criticas petistas. Um péssimo administrador de São Paulo. Um dos piores prefeitos, mesmo, que a cidade já teve. Claro que, se pesquisarmos, meses atrás até que ele não era assim tão mal considerado pelos mesmo petistas.

Da mesma forma, ele, houve um tempo, tentou aproximar-se do PT. Acabou escolhendo o PSDB, e agora, finado o segundo turno, já convidou o eleito Fernando Haddad, PT, para um passeio a Paris. Lá estará, também, provavelmente, Dilma Rousseff, segundo leio na imprensa. Nome do livro: “Dois postes na Cidade Luz”. E Kassab? Bem, desta vez ele escapa, pois poste quebra, mas não verga a espinha.

A coisa é de tal forma descarada na política, que os eleitores acabam sendo tratados como verdadeiros idiotas, verdadeiros palhaços mesmo. Leio nas matérias de política que Kassab já mandou, vejam bem, mandou os vereadores de seu partido o PSD, comporem uma bancada com vereadores apoiadores do PT. Os vereadores do PSD foram eleitos com um discurso de oposição ao PT. Seus eleitores votaram assim. Agora, eleitos, danem-se os eleitores.

Isso é de um descaramento, de um absoluto desprezo pela política, pelas posições assumidas, por valores, que dá vontade de vomitar. Invoco o mestre Sun Tzu. Alguém ainda escreverá um livro sobre a “A Arte de Perder a Vergonha”. E esse livro servirá de base para outro, que dará origem ao um “Código de Defesa do Eleitor Enganado”.

ALÉM DO KIT-GAY,  O KIT-PALHAÇO.
Enquanto isso, como o Carnaval logo estará chegando, nas terras do eterno carnaval, recomendo uma boa pedida para os eleitores que foram traídos: comprar um kit de nariz de palhaço, e sair festejando.

PS.

E Maluf, citado acima? Já se esqueceram? Maluf era o próprio Diabo. Agora é um cara bacana. Talvez ganhe mais espaço em Brasília. 

Amigo do homem, de Haddad, e da Dilma. Precisa mais? Recebeu até Rui Falcão, que estava com Lula, na casa dele há uns meses.  

E Kassab? Depois de chutado a valer, terminada a eleição, pode ganhar um ministério. É o que diz a Imprensa. 

É o que nossos líderes pensam ser "A ARTE DA POLÍTICA".

Até Sun Tzu enlouqueceria.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário