Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

TARSO GENRO (PT), GOVERNADOR DO RS, ADMITE PREJUÍZO POLÍTICO DO MENSALÃO. Mas para ele a culpa dos reflexos políticos foi da "mídia". Curioso, sempre colocam a culpa pelas más notícias nos mensageiros!

TARSO GENRO


Ao contrário de outras lideranças do PT, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que o mensalão produziu um efeito negativo nas eleições, provocando prejuízo político ao partido. Ele falou ao Estadão sobre isso e, mesmo considerando que o julgamento está dentro das normas democráticas e de direito, criticou o efeito político, que ele atribui a uma distorção provocada pelo que ele chama grande mídia.

Em suma, Tarso Genro admite que houve crime, mas diz que a tal mídia é que tem culpa pelas conseqüências que o partido colheu. É curioso, uma análise da grande imprensa mostra mostra um mal disfarçado esforço de defesa do PT e dos mensaleiros. 

A única exceção, ao meu ver, de modo bem claro, foi a revista Veja, que, trabalhou corretamente matérias em profundidade e não deixou o jornalismo investigativo de lado, visando o interesse público.

De qualquer modo é interessante acompanhar as respostas de Genro, um conhecido adversário de José Dirceu. Suas palavras devem ter um sabor amargo aos ouvidos do companheiro de partido.

JOSÉ DIRCEU

Lisandra Paraguassu, de O Estado de S.Paulo

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, era ministro da Educação em 2005, quando o escândalo do mensalão estourou. Chamado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do PT para tentar tirar o partido da crise em que mergulhara depois que boa parte da sua cúpula foi pega usando recursos públicos para comprar apoio no Congresso.

Para petista, julgamento influenciou eleições

Sete anos depois, Tarso vai mais uma vez na contramão da cúpula ao defender o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal como legítimo, em que todos tiveram direito de defesa, e aceitar que, "sem dúvida", estão sendo julgadas pessoas que cometeram ilegalidades.

O governador petista também acredita, ao contrário do ex-presidente Lula, que o julgamento teve influência, sim, nas eleições deste fim de semana, mesmo que o grau dessa influência possa variar.

OE - O senhor foi chamado a assumir a presidência do PT quando estourou o escândalo do mensalão, com a obrigação de tentar reorganizar o partido. Sete anos depois, em meio a uma eleição municipal, como o senhor está vendo esse julgamento que chega agora a alguns dos nomes mais importantes do PT?

Genro: Essa questão do mensalão tem dois processos. Um é o judicial, que devemos tomar como um processo dentro do Estado de direito, democrático, cujo desenvolvimento e resultado têm que ser respeitados, sejam eles quais forem. Esse processo judicial foi feito dentro dos parâmetros completos da legalidade. Ninguém sofreu violência para depor, ninguém teve seu direito de defesa negado, nenhum juiz foi pressionado, seja pelo Estado, seja pela autoridade policial para tomar qualquer atitude. Então, este é um processo que deve ser tomado como um exemplo para o País....

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO SITE DO ESTADAO:

FOTO TARSO GENRO:
FOTO JOSÉ DIRCEU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário