Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

GENOÍNO DIZ AO ESTADÃO QUE NUNCA ENTREGOU NINGUÉM NA VIDA. Não é bem isso o que conta o Coronel Lício Augusto Maciel, que o prendeu nas selvas do Araguaia. (vídeos)


O GUERRILHEIRO GERALDO, ALIÁS JOSÉ GENOÍNO,
PRESO PELO CEL LICIO, EM 1972, NA SELVA. 

Como assim, Genoino?

BRUNO BRAGA
22 OUTUBRO 2012        

Depois de condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa – e participação no esquema do Mensalão, José Genoino, ex-presidente do PT, concedeu sua primeira entrevista (Estadão). Questionado se entregaria algum companheiro como estratégia de defesa, ele bate com um livro na mesa e responde com firmeza e obstinação:

“Nunca entreguei ninguém na minha vida. Nem no pau de arara. Muito menos num processo que virou um grande espetáculo midiático.”(*)

Como assim, Genoino? Nunca entregou ninguém? O Coronel Lício Augusto Maciel – responsável por interrogar o ex-guerrilheiro, que havia sido capturado no Araguaia – conta outra história. Em solenidade na Câmara dos Deputados – realizada em 26 de Junho de 2005 – o Coronel narra o seguinte:

CEL. LICIO CONTA COMO GENOINO ENTREGOU TUDO


CEL. LICIO: “Então, o Genoino foi mandado para Xambioá preso. A essa altura ele já deixou de ser detido para ser preso, e disse tudo sobre a área. Quando olhei para ele e disse: ‘Você não tem alternativa porque aqui está a mensagem’. Ele disse: ‘Eu falo’. Eu disse: ‘É bom você falar’. Genoino, olhe no meu olho, você está me vendo [O Coronel Lício se volta para o telão da Câmara dos Deputados]. Eu prendi você na mata e não toquei num fio de cabelo seu. Não lhe demos uma facãozada, não lhe demos uma bolacha – coisa de que me arrependo até hoje” (os grifos são meus).

O ESQUARTEJAMENTO DO RAPAZ (17 ANOS) JOÃO PEREIRA

O Coronel narra mais uma história, e ela é macabra: os companheiros de Genoino esquartejaram o filho de 17 anos de um nativo da região onde ocorria a guerrilha. Cortaram primeiro uma orelha, na frente da família; cortaram a segunda orelha – o rapaz gritava de dor, e sua mãe desmaiou. Depois cortaram os dedos, as mãos, e no final deram a facada que o matou – “Genoíno, aquele rapaz foi esquartejado!”, exalta-se o Coronel Lício.

(OBS. Acrescentei este vídeo, na sequência, para melhorar a compreensão da narrativa do Cel. Lício sobre os episódios do Araguaia. Gutenberg J. )

"GENOÍNO, AQUELE RAPAZ FOI ESQUARTEJADO!"


Em Setembro de 2005 – na condição de cidadão – o Coronel Lício foi assistir ao depoimento de José Genoino na CPI sobre a compra de votos. Acabou sendo expulso da Sessão, enquanto o ex-guerrilheiro negava a existência do Mensalão (Cf. Vídeo abaixo) – negava, com a mesma obstinação com a qual, hoje, jura nunca ter entregado ninguém.

GENOÍNO NEGA SABER SOBRE O MENSALÃO

Nota:


Bruno Braga edita o blog Der Shatten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário