Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ODETE HOFFMANN PRA, A IDOSA QUE MATOU LADRÃO EM CAXIAS PODERIA NÃO TER PÓLVORA NA MÃO. Delegado questiona laudo, mas quer indiciar a idosa, de 87 anos, por homicídio doloso. O ladrão invadiu a casa dela.



Além de meu pai e de minha mãe, sou também, como todos nós, afinal, filho do Iluminismo.

O Iluminismo, ou Filosofia das Luzes, é o pai da ciência moderna. A ciência moderna é mãe da ninhada de técnicas e aparelhos que revolucionaram o mundo. Tudo isso sabemos muito bem.

Sou filho do Iluminismo, porque acredito na ciência. Mas, com o tempo, aprendi a confiar desconfiando. Quantas vezes já não lemos sobre o bem ou mal produzido pelo vinho, pelo açúcar, pelo sal, pelo tomate, e até pela água?

Um dia pode isto ou aquilo, no outro não pode mais nada. Resumo da ópera: nada é tão certo assim.

Por que escrevo sobre o Iluminismo se este texto é sobre a minha heroína de verdade, a senhora Odete Hoffmann Prá? Porque ela desafia a ciência. Como o iluminismo, com aquela arrogância típica da razão humana, pretendeu iluminar as sombras dos mitos, o mágico, a metafísica, então tudo em que as pessoas acreditavam desabou. Tudo agora tem que ser medido, pesado, quantificado.

Se o laudo pericial não encontrou restos de pólvora na mão da senhora Hoffmann então isso quer dizer que o ladrão não morreu com tiros? Ou quer dizer que não foi ela que atirou e que estaria protegendo quem atirou num ladrão?

Protegendo quem, mesmo? 
Alguém que teria atirado num ladrão que invadiu uma casa de família, e ameaçado uma senhora de 87 anos de idade, que anda com auxílio de uma bengala? 

Se foi outra pessoa, bem que Odete poderia ter contado. Matar alguém pode ser uma experiência dolorosa, mas um invasor é um invasor. A casa de alguém é sagrada. 

Mas a grande questão, e o próprio delegado reconhece, é que os laudos não são ciência exata. Laudos podem ser insuficientes. Podem estar errados. A coleta de amostra pode ter sido feita muito tempos depois, etc...

Mas tudo isso caberia na visão científica iluminista.

E se o destino não quisesse que ficassem marcas nas mãos da senhora Odete Hoffmann? E se foi uma intervenção divina? Não estou a zombar. Pergunto apenas porque acho que a ciência, ou a perícia, não acerta sempre. E milagres existem, sim.

Vou deixar o caso rolar. Sou apenas um bisbilhoteiro comentando fatos. Mas, até agora, a senhora Odete continua a ser uma de minhas heroínas preferidas. Ainda acho que deveria ser nomeada sheriff honorária de Caxias do Sul.

O delegado Joigler Paduano disse ter recebido o laudo no dia 3 deste mês e não o considera confiável: — Esse tipo de exame não é 100% conclusivo. Já tivemos casos de suicídio, no qual o laudo deu negativo, mas havia outros elementos comprovando o suicídio, como bilhete deixado pela pessoa.

O delegado afirma estar convicto de que a idosa atirou no ladrão e espera concluir o inquérito, possivelmente a indiciando por homicídio doloso, até o final deste mês. Para isso, ele aguarda o resultado de exames feitos no revólver.

Que o delegado, por sua vez, como autoridade, faça o que lhe der na telha, mas que é esquisito indiciar uma idosa de 87 anos de idade por homicídio doloso, isso é. 

Vocês não acham isso muito esquisito?

UMA SUGESTÃO, COM TODO O RESPEITO: SE A CIÊNCIA NÃO PODE TUDO, E NEM ACERTA SEMPRE, POR QUE O DOUTOR NÃO TENTA UM DEPOIMENTO DO LADRÃO POR MEIO DE UMA SESSÃO DE MESA BRANCA? AÍ SABERÁ TODA A VERDADE.



TEXTO DE 12 DE JUNHO DE 2012

ODETE HOFFMANN PRA CONTA O QUE ACONTECEU (VIDEO)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário