Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

FANTASMAS DO PASSADO ASSOMBRAM KEIKO FUJIMORI, HUMALA OLLANTA E O PERÚ. Mas o Perú não quer a volta a um estado de guerra civil.

A sociedade peruana parece começar a despertar para a realidade. Ela anda assombrada por fantasmas do passado e mergulhada em uma neblina. Para a esquerda, o fantasma de Alberto Fujimori está por trás de Keiko Fujimori, sua filha. Mas, para os mais conservadores,  por trás de Humala Ollanta estão fantasmas mais aterradores para os peruanos: Hugo Chávez e o Sendero Luminoso e seu líder Abimael Guzmán.

A. FUJIMORI
Fujimori está preso e tem mais de 70 anos. Não poderá mais causar mal ou preocupação aos peruanos. Mas Hugo Chávez está bem vivo e vai persistindo no seu trabalho de destruir a Venezuela com seus sonhos malucos de ser um tipo de Simon Bolivar. Na verdade, os sonhos de Chávez são o pesadelo dos venezuelanos e dos países vizinhos.

Abimael Guzmán (preso e condenado à prisão perpétua), então, é o próprio demônio e, para piorar, o exército do Perú acompanha, com preocupação crescente, o retorno da ação senderista em algumas regiões. Os militares estimam em 600 os membros do grupo terrorista, atualmente.

A. GUZMÁN
O Sendero atrai camponeses e os estimula a plantar coca, por razões econômicas, assim como as Farc fazem na Colômbia. O pessoal das Farc deve estar dando assessoria ao Sendero.  

SEGUNDO TURNO

De forma gradual, mas constante, a candidata da liga Força 2011, Keiko Fujimori, avança para 51,1% das intenções de voto para o segundo turno eleitoral no Perú, que será realizado no dia 5 de junho. Humala Ollanta, da frente Gana Perú, está com 48,9%. A pesquisa foi publicada pelo jornal de Lima, El Comercio.

A imprensa do Brasil, sempre que fala em Keiko, faz referências ao seu pai, o ex-presidente Alberto Fujimori, como se fosse um tipo de maldição (escrevem, Fujimori, que está condenado a 25 anos de prisão por crimes de Lesa Humanidade). É fato, Fujimori foi condenado. Mas acabou, praticamente com o Sendero Luminoso, um grupo terrorista maoista extremamente violento, causador de mais de 50 mil mortes no Perú. Fujimori foi condenado porque teria mandado executar 25 senderistas.


K. FUJIMORI
E a mesma imprensa procurar apresentar Humala Ollanta apenas como um candidato moderado, um tipo de Lulinha Paz e Amor, como aconteceu com a campanha de Lula aqui no Brasil, em 2002. Ocorre que Humala não é tão paz e amor como querem pintar.

É um ex-coronel, ultranacionalista, admirador do fundador do Sendero Luminoso (o partido comunista peruano) Abimael Guzman, um professor universitário e perigosíssimo terrorista. Humala também tem evitado falar de sua aproximação com Hugo Chávez, o que é quase impossível, mas é o que tem tentado seus assessores para a campanha, braisileiros ligados ao PT. Isso já foi noticiado, assim como a estratégia de Ollanta não tocar nome de Chávez e nem de Lula, e nem no Sendero Luminoso.
H. OLLANTA

Mas é impossível apagar, repentinamente, o estrago feito pelos senderistas nas regiões andinas do Perú. Milhares de famílias foram prejudicadas pelo terror, que sequestrava, matava, despedaçava até criançascom facões e machados, em nome de um mundo melhor, socialista, fraterno e solidário (Isso não parece campanhas realizadas aqui no Brasil?).

Pois é, os peruanos conhecem o Sendero, e parece que a imagem
de moderação de Ollanta começa a não colar mais. Pode até ganhar as eleições, pois forças da esquerda latinoamericanas como o Foro de São Paulo estão por trás do esforço, e há muito dinheiro em jogo. 

Mas Keiko Fujimori conta com grande apoio em Lima, e isso conta bastante. Lima é uma cidade pulsante e em crescimento acelerado, apesar de bolsões de miséria. A eleição de Humala Ollanta, devido ao seu passado e a ambiguidade de seu discurso, preocupa os que investem no Perú. O Perú parece não querer a volta a um estado de guerra civil.
foto Keiko

foto Alberto Fujimori

Nenhum comentário:

Postar um comentário