Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O BEM QUE OSAMA FEZ PARA OBAMA. Aprovação do presidente chega a 60%

Alguma melhora no nível de emprego, embora os desempregados ainda sejam um grande problema americano, e a notícia da morte de Osama Bin Laden, o Inimigo Público Número Um dos Estados Unidos, deram algum oxigênio para as pretensões de reeleição de Barack Obama. 

*

Uma pesquisa da Associated Press-GFK mostra que o presidente americano, que andava acuado não só pela economia, pela trapalhada de mandar atacar a Líbia sem ordem do Congresso e, principalmente, pelo questionamento público crescente a respeito da autenticidade de sua certidão de nascimento (seria ele um estrangeiro?), foi salvo na última hora pelo fulminante ataque dos Navy Seals à casa-fortaleza de Bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão. A morte de Bin Laden deu vida nova a Barack Obama.

Segundo a pesquisa, realizada uma semana após a notícia do ataque bem explorado pela Casa Branca junto à Imprensa, a morte do líder terrorista mundial fez subir bastante a aprovação de Obama, chegando a 60%, um dos melhores índices desde a sua posse, há dois anos. Ela estava na caso dos 30% antes do ataque.

De fato, Obama assumiu cheio de promessas e começou a enfrentar dificuldades, e uma oposição mais combativa que a do Brasil. Isso atrapalhou a sua ideia de implementar reformas que foram identificadas por milhões de americanos como algo de caráter socialista, o que ainda não é muito digerível por boa parte dos americanos ainda embalados pelo ideal de que cada um faz o seu próprio caminho.

Embora Obama possa curtir este momento de alegria, nada garante que o percurso será tranquilo até a próxima eleição. No caminho ainda há uma enorme pedra: a sua própria certidão de nascimento.  



Um comentário:

  1. Bush usou a mesma estrategia, só que em vez de matar o cara do mau matou os mocinhos... :/

    ResponderExcluir