Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

MANUEL ZELAYA RETORNA A HONDURAS, APÓS DOIS ANOS. Hondurenhos serão assombrados pelo fantasma de Hugo Chávez.

Manuel Zelaya, que foi deposto há dois anos por estar preparando um golpe contra a Constituição Hondurenha, com o apoio de Hugo Chávez, pois pretendia permanecer no poder como o líder bolivariano da Venezuela, retornou a Honduras neste sábado. 

http://barriosiete.com/manuel-zelaya
 Mel, como é chamado, mergulhou o país numa profunda crise quando aproximou-se de Chávez e, seguindo seus conselhos, imaginou apelar para Assembléias Constituíntes e modificar a Constituição.

Manobrava para alterar a legislação a seu favor. Esta manobra tem sido repetida por diversos presidente eleitos, tornando-se ditadores (Chávez, Correa, Morales,

A Constituição de Honduras, no atigo 39 define que ninguém pode propro ateração de mandato, sendo automaticamente cassado.

Mel Zelaya tentou uma constituinte para alterar isso, com urnas vindas da Venezuela e confrontou o Poder Legislativo e o Judiciário de Honduras. Estes aplicaram a lei e ele foi afastado do poder.
Porfírio Lobo
O Exército -ao contrário do que informa o Estadão hoje- não deu golpe, cumpriu a Constituição, por ordem dos demais poderes e retirou Zelaya do cargo. Era para prendê-lo, e aí os militares erraram. Ficaram temerosos de alguma reação de zelaistas e, então, o desterraram para a Costa Rica.

Dali Zelaya ficou comandando a agitação, com apoio da OEA e do Foro de São Paulo. A OEA hoje é quase um braço do Foro, do qual fazem parte dezenas de partidos de movimentos de esquerda da A. Latina.

Até que voltou a Honduras e ocupou a embaixada brasileira (invadiu?) e o nosso governo nada fez para tirá-lo ou solicitar seu silêncio, pois asilados não devem falar.

Quem assumiu o governo no lugar de Zelaya foi Roberto Micheletti, o então presidente do Congresso, pois o vice de Zeaya estava afastado por ser candidato à presidência então.

Micheletti manteve o prazo eleitoral, convocou as eleições e elas transcorreram normalmente, sendo eleito Porfírio Lobo, o atual presidente.

Este começou a aproximar-se de Chávez e de Zelaya e conseguiu que a Justiça anulasse os processos de corrupção contra Zelaya que, anistiado, pode agora voltar ao país.

Pela lei hondurenha, um ex-presidente não pode mais candidatar-se. Mas Zelaya tem, indiretamente, com apoio de políticos de outros países, mantido Honduras sob tensão. Agora voltou para casa. Vamos aguardar os novos acontecimentos. Fidel. Chávez e Lula devem estar bem satisfeitos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário