Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

HÉLIO BICUDO CONTA COMO ERAM LULA E O PT ANTES DO MENSALÃO. BEM ANTES, COM CERTEZA. "Eu não tinha essa ideia de que ele queria o poder para se locupletar" (HB)

Hélio Bicudo foi um os fundadores do PT. Hoje um ex-petista histórico, portanto. Isso lhe dá algumas credenciais para fazer a crítica de Lula e do que restou daquele partido original.

Confesso que isso não me comove muito, pois nunca fui iludido pelo PT e pelo seu discurso meio ambíguo. Sempre me pareceu um grupo, um composto de radicais de vários tipos, alguns, até, gente de boa vontade, como o próprio Hélio Bicudo, embora marxistas uns e católicos ligados aos movimentos de massa induzidos pela CNBB.

Muita gente se desencantou com o andar da carruagem. Bicudo foi um, Paulo de Tarso outro, Erundina também. Sinal de que há alguma coisa instável no partido. Mas nunca me iludi com essa pureza toda, indicativo de gente voltada para uma crença absolutista, exclusiva: "somos melhores que todo mundo".

Pois é, os nazistas pensavam assim, os fascistas pensavam assim, e os comunistas sempre pensaram assim. São todos membros de uma mesma família totalitária.Aliás, todos os fanáticos radicais pensam assim. Há algo de muito errado nisso tudo.

Em todo caso, ouçamos as razões e as críticas de Hélio Bicudo, quem sabe não esclareçam os brasileiros sobre Lula e o PT.

No vídeo há momentos muito interessantes, documento de um tempo. A partir dos 7 minutos e 15 segundos, e até perto dos 14 minutos, há dois Lulas. A própria metamorfose ambulante.

Um que ataca impiedosamente Collor de Mello, Roseana Sarnay e José Sarney, outro que os defende, pede votos a eles e se mostra muito amigável, em casa mesmo em sua companhia. 

No caso de Collor, é como se Lula tivesse uma antevisão de si mesmo, pois diz que Collor parecia que queria construir um governo, "mas construiu uma quadrilha". E arremata: "Tenho pena de Collor, há algo de errado, de débilidade no cérebro de Collor".

Quem te viu, e quem te vê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário