Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MINISTRO BARBOSA, O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVE INVESTIGAR LULA? “Eu creio que sim”, responde Joaquim Barbosa no intervalo da sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça. Segundo Marcos Valério, um dos condenados pelo Mensalão, Lula estaria envolvido no esquema criminoso e recebido dinheiro do Valérioduto.


Não adianta a direção do PT espernear e dizer que tudo não passa de perseguição da Imprensa e do Ministério Público. Não adiante desqualificar Marcos Valério porque ele foi condenado pelo Mensalão. José Dirceu também foi e não deixa de dizer um monte de coisas no seu blog e de dar entrevistas desmoralizando a Justiça do Brasil.

Não sei se Marcos Valério pode ter a pena reduzida ou ser beneficiado, de alguma forma, pelas suas revelações escabrosas ao Ministério Público Federal, conforme detalhado hoje pelo Estadão, mas o que ele afirmou precisa ser investigado.

Ele pode ser um condenado mas não, necessariamente, um mentiroso. As acusações do publicitário mineiro são sérias demais para serem vistas, apenas, como uma tábua de salvação. A República exige a investigação; a democracia exige a investigação; o Estado de Direito exige a investigação. 

O povo exige a investigação.

JOAQUIM BARBOSA, DE OLHO NOS "MALFEITOS"
Informa matéria de Laryssa Borges, de Veja, hoje, que Barbosa crê que as denúncias devam ser investigadas pela PGR.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa defendeu nesta terça-feira que o Ministério Público investigue a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema criminoso do mensalão. O envolvimento do petista, revelado em depoimento do publicitário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República, aponta que o valerioduto arcou com “despesas pessoais” do ex-presidente. Os recursos no valor de 98 500 reais foram depositados, segundo o do operador do mensalão, na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy.

No intervalo da sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa disse que o MP deve apurar as novas informações, mas evitou comentar o conteúdo do depoimento. O magistrado disse ter tomado conhecimento do teor das revelações de forma “oficiosa”. Ao ser questionado se o Ministério Público deveria abrir um inquérito sobre o caso, respondeu: “Eu creio que sim”.

Como Lula não detém mais foro privilegiado, as possíveis investigações seriam realizadas na primeira instância. Conforme o depoimento de Valério ao MP, revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o ex-presidente Lula deu aval para que as agências de publicidade do operador do mensalão tomassem empréstimos com os bancos BMG e Rural. Segundo o Ministério Público, esses recursos foram utilizados para corromper parlamentares aliados no primeiro mandato de Lula na Presidência.

FOTO DE JOAQUIM BARBOSA:
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/joaquim-barbosa-diz-que-mp-deve-investigar-lula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário