Você pode estar sendo molestado doutrinariamente quando seu professor: - se desvia freqüentemente da matéria objeto da disciplina para assuntos relacionados ao noticiário político ou internacional; ;- adota ou indica livros, publicações e autores identificados com determinada corrente ideológica; impõe a leitura de textos que mostram apenas um dos lados de questões controvertidas; - exibe aos alunos obras de arte de conteúdo político-ideológico, submetendo-as à discussão em sala de aula, sem fornecer os instrumentos necessários à descompactação da mensagem veiculada e sem dar tempo aos alunos para refletir sobre o seu conteúdo; - ridiculariza gratuitamente ou desqualifica crenças religiosas ou convicções políticas; - ridiculariza, desqualifica ou difama personalidades históricas, políticas ou religiosas; - pressiona os alunos a expressar determinados pontos de vista em seus trabalhos; - alicia alunos para participar de manifestações, atos públicos, passeatas, etc.; - permite que a convicção política ou religiosa dos alunos interfira positiva ou negativamente em suas notas; - encaminha o debate de qualquer assunto controvertido para conclusões que necessariamente favoreçam os pontos de vista de determinada corrente de pensamento; - não só não esconde, como divulga e faz propaganda de suas preferências e antipatias políticas e ideológicas; - omite ou minimiza fatos desabonadores da corrente político-ideológida de sua preferência; - transmite aos alunos a impressão de que o mundo da política se divide entre os “do bem” e os “do mal”; - não admite a mera possibilidade de que o “outro lado” possa ter alguma razão; - promove uma atmosfera de intimidação em sala de aula, não permitindo, ou desencorajando a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus; - não impede que tal atmosfera seja criada pela ação de outros alunos. Orientações extraídas do site Escolas sem Partido: http://www.escolasempartido.org/ |
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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
COMO AGE UM PROFESSOR MOLESTADOR INTELECTUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
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