Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A CUBA REAL E A DA FANTASIA COMUNISTA. A FALSA E A NUA. YOANI SANCHEZ FALA DA SAÚDE EM CUBA A VEJA.






A blogueira cubana "dissidente permitida"  (vocês imaginam que possa haver alguém que fale de Cuba ao mundo sem a permissão do ditador?), quando esteve no Brasil, após longa batalha para sair do país, falou à Revista Veja sobre algumas questões cubanas. Yoani separa Cuba e sua gente do regime comunista, ao qual faz críticas moderadas. 

Os comunistas de fora de Cuba, como os do Brasil, a consideram traidora; os reais dissidentes cubanos, que sofrem perseguição implacável do regime, a desprezam, por achar que faz um jogo de cena para dar a entender que há certa oposição no país. De qualquer modo, seus textos no blog Generación Y dão uma certa ideia de como é duro o cotidiano do cubano comum, aquele não faz parte da gang de Fidel e dos chefes do partido comunista cubano (a Nomenklatura caribenha).  

O ministro Padilha,por exemplo, critica agora a forma como os médicos de Fortaleza receberam os supostos médicos cubanos, mas os comunistas do Brasil foram verdadeiros bárbaros com Yoani quando ela desembarcou no Brasil e foi obrigada a cancelar vários compromissos devido À violência dos protestos dos, creio, amigos de Padilha e petistas e geral.

(DE VEJA)

Entrevista com Yoani Sánchez: ‘Tentam me calar porque divulgo a Cuba real’ — em que, para sobreviver, as pessoas precisam roubar do Estado para vender no mercado negro

A blogueira cubana Yoani Sánchez descreve um sistema de saúde à beira do colapso e uma economia na qual, para sobreviver, é preciso roubar do Estado

Branca Nunes e Duda Teixeira (VEJA)

Que Cuba é essa?

Uma Cuba linda, mas difícil. É importante diferenciar Cuba de um partido, de uma ideologia, de um homem. Ela é muito mais do que isso.

É um país onde as pessoas precisam esconder suas opiniões com medo de represálias, onde muitos jovens querem emigrar por falta de expectativa, onde o estado tenta controlar todos os detalhes da vida.

Onde colocar um prato de comida em cima da mesa significa submergir-se diariamente à ilegalidade para conseguir dinheiro.

Muitas pessoas de vários países costumam elogiar o sistema de saúde e o sistema educacional de Cuba.  

Esses elogios são pertinentes?

Nos anos 70 e 80, Cuba viveu o florescimento de toda a estrutura de saúde e educação. Foram construídas escolas e postos de saúde em toda parte graças aos subsídios soviéticos.

Quando a União Soviética caiu, Cuba teve que voltar à realidade econômica. Os professores imigraram por causa dos baixos salários, a qualidade diminuiu e a doutrina aumentou. Exatamente como na área da saúde.

Hoje, quando um cubano vai a um hospital, leva um presente para o médico. É um acordo informal para que o atendam bem e rápido. Levam também desinfetante, agulha, algodão, linha para as suturas.

O governo usa a existência de um sistema gratuito de saúde e educação para emudecer os críticos, silenciar a população.

Não passo todos os dias doente ou aprendendo, quero ler outros jornais, viajar livremente, eleger meu presidente, poder me manifestar, protestar.

Como funciona o sistema de aposentadoria em Cuba?

Esse é um dos setores mais pobres. Um aposentado ganha cerca de 15 dólares conversíveis por mês. Como a maioria dos cubanos não vive do salário, mas do que pode roubar do Estado dentro do local de trabalho [para vender no mercado negro], quando se aposenta ele perde essa fonte de renda.


Em Havana é possível ver muitos velhos vendendo cigarros nas ruas.
 

LEIA A ENTREVISTA INTEIRA EM VEJA:




FOTO YOANI SANCHEZ:


Nenhum comentário:

Postar um comentário