Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"ENQUANTO HOUVER BRASIL, HAVERÁ OS 11 MINISTROS QUE JULGARAM OS RÉUS DO QUE SE CHAMOU "MENSALÃO"." (R. AZEVEDO)

Sobre a peça acusatória preparada pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, para o caso do Mensalão, a qual finaliza pedindo a condenação de 36 acusados, e a respectiva ordem de prisão, o jornalista Reinaldo Azevedo escreveu um texto esclarecedor, do qual reproduzo parte:

“Chateados

Advogados que defendem os réus, alguns deles com muita penetração no que o petismo chama “mídia”, encarregaram-se de espalhar a falácia de que a denúncia de Gurgel é fraca e não traz evidências. Não é verdade! Ao contrário. Seu relatório foi muito mais consistente do que se imaginava. Os crimes estão perfeitamente caracterizados — são, na verdade, inegáveis —, e ele evidenciou, com clareza meridiana, as ocorrências segundo o que se chama em direito o “domínio dos fatos”.

Em alguns casos, a prova grita. Fim de papo! O sujeito foi lá e sacou a grana do esquema no banco. “Ah, mas era para pagar dívida de campanha…” Tanto pior se fosse! Mas poderia ser para comprar leite para os gatinhos “em situação de vulnerabilidade”, como diriam os esquerdopatas amorosos hoje em dia. Em outros casos, a prova é menos escandalosa porque deriva da ação mais sorrateira.

A defesa ficou, na verdade, chateada. Muitos por ali estavam acostumados a engravidar jornalistas pelo ouvido — “Ó, não há provas, tá?” —, que saíam por aí a reproduzir a inverdade. Ainda persiste, por exemplo, a falácia de que prova mesmo, de verdade, só com ato de ofício — um documento assinado. Não é o que está no Código Penal nem na lógica, já que o profissional da roubalheira, por óbvio, não assina papel.

Não caiam nessa conversa! A verdade é que a acusação do procurador surpreendeu os próprios advogados de defesa pela contundência. Do emaranhado gigantesco de acontecimentos, Gurgel conseguiu chegar a uma narrativa coerente, recheada de provas, a demonstrar que aquilo a que se chamou “mensalão” foi o mais ousado esquema de corrupção montado no seio do estado brasileiro.

Não por acaso, ele abriu o seu texto citando “Os Donos do Poder”, de Raymundo Faoro. O mensalão é nada menos que um aggiornamento do conhecido patrimonialismo, agora temperado por seu oposto combinado: o gangsterismo que se formou para supostamente lhe dar combate. O filme-símbolo do período que vivemos é “On the Waterfront” — ou “Sindicato de Ladrões”, como ficou conhecido no Brasil. Quem não viu deve fazê-lo hoje mesmo. Está em todas as locadoras e deve ser achável na Internet.

Os 11 do Supremo vão dizer se roubar o Banco do Brasil é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer se roubar dinheiro público é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer se conceder benefícios a um banco privado em troca de grana é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer se comprar parlamentares e partidos com dinheiro sujo é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer se agências de publicidade pagando parlamentares em nome de um partido é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer se pagar em 2003 uma campanha eleitoral feita em 2002, em moeda estrangeira, no exterior, ao arrepio de qualquer controle, é normal.

Os 11 do Supremo vão dizer, em suma, se a safadeza deve ser tomada como a medida da normalidade brasileira.

Para tanto, eles têm inteira clareza do domínio dos fatos. Uma coisa é certa: nenhum deles será esquecido. O poder petista, à diferença dos diamantes, não é eterno. Mas a memória histórica é, sim! Enquanto houver Brasil, haverá os 11 ministros que julgaram os réus do que se chamou “mensalão”.

Por Reinaldo Azevedo

LEIA MAIS EM:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-brasil-que-prende-pobre-preto-e-puta-tomara-vergonha-na-cara-para-prender-politico-petista-e-poderoso-com-a-palavra-os-11-ministros-do-stf-eles-decidirao-que/           

Nenhum comentário:

Postar um comentário