Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

XAMANISMO, CRENÇA E CURA (COM TAPAS NA CABEÇA). Claro, nem todos gostariam de passar por esse tipo de terapia. Mas talvez funcione, ou não?

O antropólogo Lévi-Strauss tratou, em sua vasta obra, entre outras coisas, da eficácia simbólica, e abordou o papel importante do xamã que durante um parto, no qual a parteira encontrava dificuldade para fazer nascer uma criança em uma aldeia indígena, ao contar um antigo mito tribal à futura mãe conseguiu aliviar as suas tensões fazendo a criança nascer, normalmente.

O xamã está a meio caminho, de certa forma, entre o médico moderno e os profissionais da Psicologia. É preciso acreditar na cultura tribal, nos mitos e, fundamentalmente, no papel de canal do xamã com os mistérios não compreendidos pelos comuns do grupo. Assim, este vídeo interessante de Moçambique mostra a que se sujeita um indivíduo para livrar-se da terrível enxaqueca que o aflige.

Ele é um masoquista que gosta de levar tabefes na cabeça? Claro que não. Recorre àquele que todos no grupo crêem que possa resolver o seu problema. Resolveu de fato? Ficaremos sem saber, pois não há um depois do episódio visto. Não há um depoimento do tipo: fiquei curado.

Uma coisa é certa, se a crença em certas forças ou soluções não cura de fato, ao menos conforta. No caso específico do vídeo, talvez após levar os tabefes o sujeito tenha até superado, ou esquecido, a sua terrível enxaqueca.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário